Selton Mello primeira vez na direção com ‘Feliz Natal’

Selton Mello faz uma estréia segura na direção com o filme “Feliz Natal”, vencedor de três prêmios no Festival de Paulínia (SP), em julho passado: melhor direção, atriz coadjuvante – dividido entre Darlene Glória e Graziella Moretto – e uma menção especial.

Interpretada por Darlene Glória, Mércia é a matriarca de um clã marcado pela melancolia e a solidão – cada um a seu modo. Talvez por ser aquela que perdeu de vez o contato com a realidade, ela é a que menos se importa com as aparências que seu filho Theo (Paulo Guarnieri) e nora, Fabiana (Graziella Moretto), tentam manter.

Muito condizentes com essas opções de narrativa e personagens estão a fotografia, montagem e trilha sonora de “Feliz Natal”. Assinada por Lula Carvalho (“Tropa de Elite”), a fotografia, muitas vezes com uma câmera na mão leve que segue os atores, e com iluminação natural do ambiente, traduz em imagens, cores e texturas o desconforto dos personagens. Já a trilha, assinada pelo músico e produtor Plínio Profeta, é capaz de criar climas sem ser excessiva – muito pelo contrário.

Com roteiro assinado por Selton e Marcelo Vindicatto, “Feliz Natal” vai fundo na máxima do escritor russo Liev Tolstoi, que dizia que as famílias infelizes o são cada uma à sua maneira.

Aqui, não há muita chance para a redenção, afinal, este é também um filme sobre a perda da inocência. Cada personagem tem seu drama muito bem delineado e de forma bastante convincente a ponto de humanizá-los, não transformá-los em monstros, embora, em alguns momentos, suas atitudes possam ser bem monstruosas uns com os outros.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários