Marinha fará processo seletivo para estágio de qualificação para prático

Concurso

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha informou que fará processo seletivo para a categoria de praticante de prático no ano que vem para algumas Zonas de Praticagem. O candidato deve ter nível superior de escolaridade e acima de 21 anos de idade.

Praticante de prático é o candidato a prático que, após ter sido selecionado por meio de processo seletivo, está autorizado oficialmente a cumprir estágio de qualificação a bordo de embarcações, sob a supervisão de um prático.

Depois de concluir com sucesso o treinamento, que dura de um a dois anos, o praticante realiza o exame de habilitação, conduzido pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP, para então se habilitar como prático.

O prático assessora os comandantes de navios nacionais e estrangeiros, sendo responsável pelas manobras realizadas em portos brasileiros. A remuneração é variável e pode chegar a R$ 130 mil mensais, caso o porto seja bastante movimentado.

O prático entra em cena numa pequena lancha, que encosta no navio na entrada do porto. Já na cabine de comando do navio, o prático vê o movimento do porto, da maré, do vento, verifica instrumentos, faz cálculos e passa orientações. Ele então move o navio até que pare no cais sem nenhum arranhão. Concluído o trabalho, o prático recebe o pagamento e vai embora.

O prático é certificado em apenas uma Zona de Praticagem (ZP), que é a área geográfica dentro da qual se realizam os serviços de praticagem. Existem atualmente 22 Zonas de Praticagem no país, relacionadas nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem, disponíveis no site www.dpc.mar.mil.br. O prático somente pode mudar de ZP mediante classificação em processo seletivo, dentro do número de vagas estabelecido para cada ZP.

O número de vagas, a data da abertura de inscrições e demais informações sobre o processo seletivo para praticante de prático serão divulgadas por meio de edital a ser publicado no “Diário Oficial da União” e no site www.dpc.mar.mil.br no decorrer do primeiro semestre de 2011 – veja aqui o último edital de 2008.

A DPC informa que já estão disponíveis no site www.dpc.mar.mil.br as provas escritas aplicadas nos processos seletivos realizados em 2006 e 2008.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários