Protestos contra Kadafi chegam à capital da Líbia

kadafi

Manifestantes antigoverno saíram às ruas de Trípoli, capital da Líbia, durante a madrugada desta segunda-feira, fazendo crescer a pressão sobre o presidente Muamar Kadafi, no poder desde 1969.

Desde a semana passada, opositores realizam manifestações na segunda maior cidade do país, Benghazi, inspirados nos movimentos que levaram à queda de regimes autoritários no Egito e na Tunísia.

Os protestos em Trípoli começaram na noite de domingo. Segundo testemunhas, opositores tomaram a Praça Verde, no centro da cidade, e entraram em choque com forças de segurança e partidários de Kadafi. Manifestantes antigoverno também teriam tomado os prédios de duas emissoras estatais do pais.

Na manhã desta segunda-feira, era possível ver fumaça em pelo menos dois locais de Trípoli, onde estão localizadas uma delegacia de polícia e uma base das forças de segurança. Escolas, prédios do governo e lojas estão fechadas.

Os opositores tomaram o controle de Benghazi, tendo inclusive invadido bases das forças de segurança e roubado armas. Para celebrar sua vitória, manifesfantes fizeram um buzinaço e marcharam gritando palavras de ordem como “longa vida à Líbia”.

No principal tribunal da cidade, a atual bandeira do país foi substituída pela antiga, da época da monarquia, encerrada em 1969 com o golpe militar que levou Kadafi ao poder.

Diplomatas renunciam
Vários diplomatas líbios no exterior renunciaram a seus cargos, insatisfeitos com a maneira como Kadafi reagiu à onda de protestos.

O embaixador líbio na Índia, Ali al-Issawi, disse que decidiu deixar o cargo em protesto contra o uso de violência por parte do governo e afirmou que mercenários estrangeiros foram mobilizados para atuar contra cidadãos líbios.

O embaixador da Líbia junto à Liga Árabe, Abdel Moneim al-Honi, disse a jornalistas, no Cairo, que está se unindo à revolta popular, enquanto o embaixador líbio na China também renunciou.

Nesta segunda-feira, o governo britânico chamou o embaixador líbio em Londres para uma reunião com o objetivo de expressar “a absoluta condenação” do uso de força contra manifestantes.

O ministro do Exterior britânico, William Hague, também disse ter ligado para o filho do coronel Kadafi no domingo para demonstrar forte insatisfação com o rumo dos acontecimentos no país.”A Grã-Bretanha está pedindo hoje o fim da violência e que o regime se comporte com humanidade e moderação.”

Hague disse que a Líbia deve permitir a entrada de observadores internacionais no país para conduzir investigações sobre o uso de violência e pediu a abertura da internet no país, o fim da repressão a jornalistas e a proteção de cidadãos estrangeiros.

Um porta-voz do governo francês, François Baroin, disse a rádios francesas que a comunidade internacional precisa trabalhar para impedir que a situação na Líbia se torne ainda mais caótica.

“Estamos muito preocupados e chocados. Condenamos fortemente tudo o que está acontecendo, essa violência inacreditável. Isso pode levar a uma guerra civil extremamente violenta e longa”, disse Baroin. “Precisamos fazer o possível em nível diplomático e coordenar esforços com as posições dos Estados Unidos e da União Europeia para impedir uma crise.”

Brasileiros na Líbia
Desde o fim de semana, o embaixador do Brasil na Líbia, George Ney de Sousa Fernandes, negocia a autorização de um voo para retirar brasileiros que queiram deixar a cidade de Benghazi. A aeronave seria fretada pela construtora Queiroz Galvão, que possui 123 funcionários no local.

Segundo o Itamaraty, nem todos os brasileiros querem deixar a cidade, que é atípica em relação ao restante do país por ter um histórico de antagonismo com o regime de Kadafi.

O Itamaraty estima que entre 500 e 600 brasileiros vivam na Líbia.

Discurso e mortes
Enquanto os confrontos na Praça Verde aconteciam, o filho de Kadafi, Saif el-Islam Kadafi, afirmou que seu pai e as forças de segurança combaterial a revolta popular “até o último tiro”.

Na tentativa de acalmar a população, o filho do líder líbio concedeu uma entrevista à TV estatal dizendo que o país está à beirra da guerra civil por causa de um “complô estrangeiro”. Ele também prometeu reformas constitucionais para frear os protestos.

De acordo com a organização americana Human Rights Watch, os protestos na Líbia deixaram pelo menos 233 mortos desde 17 de fevereiro. Entre as vítimas, 60 morreram no domingo em Bengazhi.

Mundo árabe

Manifestações pró-democracia vêm se espalhando por diversos países árabes e muçulmanos. Eles tiveram início na Tunísia em dezembro passado e provocaram a deposição do então presidente do país, Zine al-Abidine Ben Ali, no final de janeiro.

Em fevereiro, uma série de manifestações provocou a renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak.

Nos últimos dias, também ocorreram protestos em países como Bahrein, Argélia, Iêmen, Marrocos e Jordânia.

fonte: BBC, AP e Reuters


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários