Obama diz que EUA estão prontos a agir com urgência na Líbia

barack-obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado (19) que o consenso sobre uma ação militar na Líbia é “forte”, que o povo líbio deve ser protegido e que os EUA estão prontos a agir.

“Nosso consenso é forte, e nossa resolução é clara”, disse ele em discurso ao lado da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

“O povo da Líbia deve ser protegido e, na ausência do fim imediato da violência contra civis, nossa coalizão está preparada para agir e agir com urgência.”

Depois de vários dias de árduas negociações, o Conselho de Segurança da ONU aprovou na noite de quinta-feira uma resolução autorizando o uso da força militar contra as tropas do ditador Muammar Kadhafi, que reprime violentamente uma revolta popular contra seu governo de quase 42 anos.

O Brasil, que é membro rotativo do Conselho de Segurança, absteve-se de votar essa resolução.

Poucos minutos após o discurso de Obama, um porta-voz militar da França afirmou que o país começou a disparar contra alvos na Líbia.

Conselho de Segurança

Obama disse que sua visita ao Brasil é uma “oportunidade histórica”, afirmou que os EUA vão trabalhar junto com o paísl para a reforma do Conselho de Segurança da ONU, mas não citou diretamente a aspiração brasileira de uma vaga permanente no conselho, citada pouco antes pela presidente Dilma Rousseff.

Obama agradeceu à presidente Dilma pela recepção e disse que o fato de o Brasil ser sua primeira parada na visita à América Latina não é um acaso.

Ele citou o “crescimento extraordinário” do Brasil, celebrou o fato de o país ter saído da ditadura para a democracia e também a ascenção social criada pela distribuição de renda.

Obama afirmou que os EUA apoiam o crescimento econômico brasileiro.

Ele descreveu o país como um “líder global e regional” e um exemplo para o mundo, com o qual os EUA mantêm importantes laços diplomáticos, econômicos e culturais.

Ele disse que a visita é uma “oportunidade histórica” para colocar EUA e Brasil na rota do crescimento e de uma cooperação ainda maior ao longo das próximas décadas.

Obama disse que o Brasil é o um dos principais parceiros comerciais dos EUA, mas que “há muito a fazer”.

O presidente lembrou que os dois países vão anunciar durante sua visita numa série de acordos, também na área de ciência e tecnologia.

Ele disse que as empresas americanas devem ter um papel na criação de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, assunto ao qual ele voltou mais tarde ao falar no Fórum de CEOs no Itamaraty, e também citou a cooperação no pré-sal.

O democrata também afirmou que os EUA querem ser um “grande cliente” das fontes de energia brasileiras, algo que, segundo sua opinião, trará benefícios aos dois países.

Ele lembrou da atuação humanitária de EUA e Brasil em crises humanitárias como a do Haiti e também citou a participação do país no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários