Empresas brasileiras aderem a Hora do Planeta
Participar da Hora do Planeta é oportunidade de alertar de uma maneira bastante lúdica, sobre a questão do aquecimento global.
No Brasil diversas empresas participam, muitas delas já mantendo programas de preservação e cuidados ambientais durante o ano todo. No dia de hoje é o momento de coroar essas ações com atividades artísticas e de socialização para fixar ainda mais a necessidade de todos nos unirmos, fazendo cada um a sua parte em prol de um mundo sustentável.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil apoia a Hora do Planeta pelo 3º ano consecutivo e durante todo o mês, uma campanha de incentivo foi realizada entre os funcionários.
Neste sábado, dia 26 de março, o Sistema Coca-Cola Brasil vai se unir mais uma vez em prol da luta contra o aquecimento global. A empresa será uma das patrocinadoras da Hora do Planeta, evento realizado pelo WWF em todo o mundo. No Rio de Janeiro, a empresa participa da cerimônia que desligará, simbolicamente, as luzes da cidade.
No Brasil, os 53 mil funcionários do Sistema estão engajados na campanha. Entre as ações propostas, está o incentivo para que todos desliguem as luzes de suas residências entre 20h30 e 21h30. Além disso, a sede da empresa, no Rio de Janeiro, e alguns fabricantes vão desligar as luzes dos escritórios, fachadas, fábricas, centros de distribuição e outdoors por todo o país.
Uberlândia Refrescos
A Uberlândia Refrescos, franqueada Coca-Cola em Uberlândia – MG, apagou as luzes nesta sexta-feira, 18h, no setor administrativo, e hoje sábado, 20h, na indústria. Além disso, na sexta-feira, colaboradores vieram trabalhar de preto como uma forma de relembrar o ‘apagão pelo planeta’.
Neste sábado, a Uberlândia Refrescos também participará do ato oficial na cidade de Uberlândia, que acontecerá na Praça Clarimiundo Carneiro, a partir das 19h30. Os colaboradores receberam convites presos a velas para acenderem durante o ‘apagão’.
Osram do Brasil também participa
No próximo dia 26 de março, sábado, entre 20h30 e 21h30, a filial brasileira da multinacional alemã especializada em iluminação, OSRAM, irá participar da Hora do Planeta, iniciativa promovida em escala global pela Rede WWF. Como contribuição, a empresa decidiu desligar sua torre de testes, gerando uma economia de 10% em seu consumo de energia durante o acontecimento.
O ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora já está em sua 5ª edição e tem agregado representantes de todos os segmentos da sociedade em torno da problemática do aquecimento do planeta.
Para Roger Michaelis, presidente da companhia no país, essa é uma forma de colaborar para o desenvolvimento da humanidade. “A iniciativa é importante, pois gera reflexões que podem nos levar para um mundo melhor.
A OSRAM acredita que é possível ver o mundo por uma nova luz, uma nova perspectiva, focada na sustentabilidade e desenvolvimento humano”, afirma o executivo. De acordo com dados oficiais, em 2010 mais de um bilhão de pessoas, de 128 países diferentes, aderiram à ideia, e a expectativa é de que esse ano a mobilização seja ainda maior.
Rede de hotéis IHG combina economia e romantismo
Ações nos hotéis da rede IHG englobam diminuição das luzes das fachadas e convite para que hóspedes participem da iniciativa. O maior grupo hoteleiro do mundo em número de apartamentos, participa, pelo segundo ano consecutivo, da Hora do Planeta.
Para este ano, os 13 hotéis da rede IHG no País farão sua parte apagando totalmente as luzes dos letreiros, fachadas e iluminação de jardins. No lobby de cada hotel, a intensidade da iluminação será diminuída. Alguns hotéis, como InterContinental São Paulo (SP), InterContinental Rio (RJ), Holiday Inn Manaus (AM), Holiday Inn São Luís (MA), Holiday Inn Fortaleza (CE) e Crowne Plaza Curitiba (PR) farão ainda ações em seus restaurantes. Respectivamente, os restaurantes Tarsila, Aquarela, Naia, Mister Grill, O Capo e Paradise oferecerão jantar a luz de velas, transformando a Hora do Planeta em um momento perfeito para uma charmosa e romântica refeição.
Para atrair a atenção dos clientes e explicar o objetivo em prol do meio ambiente da atividade, alguns hotéis montaram ações diferenciadas para estimular o hóspede a participar da Hora do Planeta. No Staybridge Suites São Paulo, por exemplo, cada hóspede que participar do evento ganhará uma lanterna com luz de led e sem uso de pilhas como agradecimento.
Já o InterContinental São Paulo fará comunicação para todos hóspedes, sugerindo que apaguem as luzes do apartamento e jantem no restaurante Tarsila, iluminados por velas, recebendo uma sobremesa como cortesia. “É o segundo ano que participamos da Hora do Planeta e estamos muito felizes com o ótimo resultado que esta ação da WWF tem alcançado”, diz Francisco Garcia, gerente de Operações da IHG Brasil.
Rossi investe em ações em prol do meio ambiente
Como prova de seu comprometimento com ações de responsabilidade social, a Rossi, uma das maiores incorporadoras e construtoras do País, está entre as mais de 2000 empresas que apoiarão a Hora do Planeta 2011. A ação, promovida pela WWF-Brasil, será realizada no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília).
Empresas, instituições públicas, universidades e residências vão se mobilizar e apagar suas luzes, como uma forma, ainda que simbólica, de alerta para a preservação de recursos naturais. A Hora do Planeta deve envolver mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
Este ano, a Rossi desenvolveu uma série de ações para participar da campanha. Cada colaborador ganhará uma lanterna recarregável por meio de dínamo – ferramenta que dispensa a utilização de pilhas e energia elétrica, para recarregar a bateria. As iniciativas têm como objetivo mobilizar o maior número de pessoas para colaborarem com a Hora do Planeta.
“Queremos estimular a participação de todos que mantêm relacionamento com a Rossi para conscientizá-los de que a nossa casa não é somente o lugar em que moramos, mas é o mundo em que vivemos”, explica a gerente de Marketing Institucional da Rossi, Vivian Cukier.
Dudalina apaga as luzes em todas as unidades
A DUDALINA adere ao movimento Hora do Planeta, promovido em todo o mundo pela Rede WWF. Em todas as unidades (Blumenau, Luís Alves, Presidente Getúlio e Terra Boa) as luzes serão apagadas durante sessenta minutos, a partir das 20h30.
A Dudalina acredita que a construção de um mundo melhor depende da atitude de cada um, por isso, está convidando todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros para juntos combaterem o aquecimento global. Dentro do seu programa de sustentabilidade, a empresa já vem adotando práticas que colaboram para uma economia verde e para redução na emissão de carbono.
Schneider Electric estima economia de 100 kW durante a Hora do Planeta
Assim como em 2010, a empresa reforçará suas preocupações com sustentabilidade e eficiência energética. A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, demonstra mais uma vez sua responsabilidade socioambiental e amplia o auxílio iniciado em 2010, quando paralisou três unidades na Hora do Planeta. Neste ano, a empresa desligará a energia de sete prédios no Brasil. Ficarão de fora somente linhas que consumiriam mais energia no seu religamento.
“O respeito pelo meio ambiente é um elemento da cultura da Schneider Electric. Desde 2009 mantemos um comitê com representantes dos funcionários, manutenção e áreas técnicas que se reúne periodicamente para avaliar nosso perfil de consumo e propor ações de redução. O apoio dos funcionários é parte fundamental desta iniciativa. Até outubro de 2010 tínhamos reduzido nosso consumo de energia elétrica em 7,7%”, afirma Sergio Lima, Diretor de Estratégia & Sustentabilidade da Schneider Electric.
Os impactos da ação serão medidos pelo sistema WebEnergy, solução da Schneider Electric que permite monitorar o consumo de energia em todas as plantas pela internet “Apesar do “apagão” o sistema registra nossa atividade energética durante a paralisação do sistema, permitindo apresentar aos nossos funcionários os resultados durante a Hora do Planeta. Estimamos uma redução de 100 kW em apenas 60 minutos neste sábado, suficiente para abastecer 4 famílias de 4 pessoas por uma semana”, afirma Sérgio.
É graças a este sistema de monitoramento que a empresa decidiu manter em funcionamento 3 de suas fábricas, já que haveria um pico de consumo na retomada das atividades.
Center Shopping
O Center Shopping, assim como todos os shoppings administrados pela BR MALLS no Brasil, vai abraçar esta causa. Para isso, serão desligados os seguintes dispositivos:
– Na fachada, dois letreiros com a logomarca Center Shopping e back-lights das lojas âncoras; As luzes do estacionamento E4 (estacionamento descoberto); O mega-painel front-light institucional; O circuito parcial do estacionamento da avenida João Naves de Ávila; O elevador da Administração.
Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Na Hora do Planeta 2011, o Center Shopping vai contribuir para que esta mobilização seja ainda maior.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.
O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Para participar da Hora do Planeta ou obter mais informações, acesse: http://www.horadoplaneta.org.br.
fonte: Paula Duarte
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email