Trabalhadores em ‘missão suicida’ no Japão, ganham R$2.000 por dia em usinas nucleares

usinas-nucleares-no-japao

Os trabalhadores da usina nuclear de Fukushima estão recebendo ótimos salários, como forma de mantê-los motivados. Os funcionários estão trabalhando em um local de alto risco para a saúde devido aos altos índices de radioatividade.

Os empregados da usina estariam recebendo cerca de R$ 1.967 (100 mil ienes) por dia, o que chega a ser 20 vezes maior do que o valor normalmente pago. Mesmo assim, vários trabalhadores continuam a recusar o emprego.

Os níveis de radiação são ainda extremamente elevados na usina, com a água em torno dos reatores emitindo cerca de mil milisieverts por hora, um índice extremamente perigoso.

Também há receios de que a usina continua vazando ainda mais radiação, já que foi detectado na água do mar ao redor da usina um nível de iodo radioativo 2.335 mais alto do que o normal – quase três vezes maior do que na semana passada.

Alta radiação a 40 km da usina
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) detectou um alto nível de radiação na cidade de Iitate, situada a 40 quilômetros da usina de Fukushima. Nesta quarta-feira (30), a AIEA recomendou a evacuação do município, de 7.000 habitantes.

“Uma primeira avaliação indica que foi ultrapassado um dos critérios da AIEA para a evacuação”, afirmou em entrevista coletiva Denis Flory, subdiretor de Segurança Nuclear do órgão da ONU.

O especialista indicou que a agência sugeriu ao Japão que analise de perto a situação em Iitate, que está localizada fora do perímetro de 20 quilômetros de distância da usina.

Segundo especialistas da AIEA, os níveis de contaminação são o dobro do permitido, por isso a retirada dos habitantes dessa cidade deve ser considerada.

Em todo caso, a agência reconheceu que existem várias incógnitas e possíveis variáveis a respeito das medições realizadas.

A AIEA, encarregada do uso pacífico da energia atômica, não tem capacidade de impor medidas em matéria de segurança nuclear, e só pode atuar como consultora de seus países-membros.

fonte: UOL Notícias


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários