Após erro em divulgação do gabarito, Correios prorrogam prazo de recurso

Concurso

O Cespe/UnB, organizador do concurso dos Correios, ampliou nesta quarta-feira (18) o prazo para os candidatos ao cargo de analista-administrador entrarem com recurso contra o gabarito da prova.

Segundo a instituição, apenas para esse cargo, houve falha na geração das respostas acessadas por meio de consulta individual a um link divulgado pelo Cespe na última terça-feira (17). O erro já foi corrigido, diz a organizadora.

Leitores disseram ao G1 que perceberam a falha devido a divergências entre o gabarito obtido na consulta individual e o chamado ‘gabarito padrão’, que foi disponibilizado para livre consulta também na página do concurso (veja o documento no site Cespe para o cargo de analista-administrador).

O concurso dos Correios, cuja prova escrita foi realizada no último domingo (15), contempla 39 cargos, sendo 34 de nível superior, incluindo o de analista-administrador, e cinco de nível médio. O Cespe não divulgou quantos candidatos concorriam somente esse cargo.

Para todas as 829 vagas de nível superior, foram inscritos 65.466 candidatos. Somando-se as 9.190 do concurso, foram mais de 1 milhão de inscritos.

Mais de um tipo de prova
Para prevenir fraudes, a instituição elabora mais de um tipo de prova para os cargos. Todas contêm as mesmas questões, mas elas são embaralhadas de maneiras diferentes. O ‘gabarito padrão’ contém as respostas segundo a ordem das questões da prova do tipo 1.

Segundo o Cespe, ele continha as respostas corretas desde que foi divulgado, também na última terça. “No entanto, houve um problema na geração, a partir deste modelo, dos gabaritos relacionados aos diversos tipos de provas aplicadas para os candidatos ao referido cargo, o que foi corrigido ainda nesta quarta”, informa o Cespe, em nota.

Em função do ocorrido, o prazo para entrar com recursos para o cargo de Analista de Correios – Especialidade: Administrador foi aumentado em um dia. “O Cespe/UnB informa, ainda, que o cronograma do concurso está mantido”, diz a nota.

O candidato poderá recorrer até as 18h deste sábado (21). As datas limites para recursos de concorrentes às outras vagas não mudaram. Para atendente comercial, o prazo vai até quinta-feira (19), e, para os demais cargos, até sexta (20).

Como é feita a correção
Segundo os editais do concurso, todo candidato terá a prova objetiva corrigida por meio de processamento eletrônico. Cada questão certa vale 1 ponto e a nota do candidato na prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em cada disciplina.

“Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 6 pontos em cada disciplina e, satisfeita essa condição, alcançar, também, nota na prova objetiva igual ou superior a 24 pontos”, diz o documento.

Avaliação física
Para os que foram aprovados na prova objetiva para os cargos de carteiro e operador de transbordo e de triagem haverá uma avaliação física. O edital desse concurso contém o número de candidatos que serão chamados conforme a quantidade de vagas disponível em cada região.

Na localidade-base em que a seleção for para formação de cadastro, serão convocados no máximo de 10 candidatos. Todos os que deverão passar por essa etapa serão avisados por telegrama ou carta, segundo o edital.

Essa fase inclui três tipos de exercícios: barra fixa (masculino e feminino), corrida de 12 minutos e dinamometria (força muscular, também com provas masculina e feminina).

O teste físico não terá pontuação, mas vai indicar se o candidato está apto ou não ao cargo. De acordo com o edital, os candidatos serão informados da aprovação ou eliminação nesta fase do concurso público logo após o término dos testes.

Resultado final
O resultado final do concurso para esses cargos vai considerar a nota final obtida na prova objetiva pelo candidato, após este ser considerado apto na fase de avaliação física. Para os demais cargos, a classificação será com base apenas no resultado da prova objetiva.

O edital não prevê data para divulgação do resultado final do concurso para cargos de nível médio, mas informa que os aprovados serão convocados por Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento-AR.

No edital que contém as regras para a seleção de nível superior, técnico de segurança e auxiliar de enfermagem, há a previsão de que o resultado final seja divulgado no dia 5 de julho. Os aprovados também serão informados por correspondência.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Divonete Oliveira Mendes Santana disse:

    A prova precisa ser cancelada, diante de tantos problemas na divulgação do Gabarito. Caso contrário, onde fica a credibilidade da CESPE?
    Por ser uma empresa séria, a decisão mais justa e responsável, seria a de realizar um novo concurso para o cargo deANALISTA – Administrador

Trackbacks