TSE estuda voto pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de, no futuro, os eleitores utilizarem a web para votar.

“Teremos muito mais plebiscitos e referendos. Uma evolução nesse sentido é viável e possibilitará, via internet, o voto sem sair de casa”, afirma o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE.

O ministro comentou sobre os benefícios da tecnologia nas eleições, dizendo que “o desempenho notável da urna eletrônica coloca o Brasil em posição de vanguarda, desde a coleta e a apuração dos votos até a totalização e a divulgação dos resultados”.

O presidente anunciou que, antes das 20h, o TSE já havia definido os vitoriosos nas eleições dos 31 municípios que participaram das eleições realizadas no último domingo.

O ministro também comentou os testes com a urna biométrica, utilizada pelos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO) durante o primeiro turno, e que deve ser adotada futuramente em todo o País. “O cadastro biométrico dos eleitores será muito trabalhoso, mas é possível viabilizar a urna biométrica num tempo médio de 8 anos”, afirma.

Além disso, o ministro acrescentou que existe a possibilidade de a atual crise financeira internacional afetar o projeto do voto biométrico. “É um risco, mas temos a expectativa de essa crise ser superada”.

Resta saber se as novas tecnologias irão manter o direito constitucional do voto secreto.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Ubiratan Elias disse:

    O CFA realizou sua eleição para conselheiros pela internet no último dia 15 de outubro, contando com a presença do TSE para avaliar e auditar o processo. Me parece que o TSE realmente está colhendo subsídios para avaliar uma eleição pela internet. Quem sabe estamos próximos ?

Trackbacks

N�o existem trackbacks