Twitter ganha versão oficial em português e encurtador de URLs

twitter-portugues

E segue a onda de novidades do Twitter, serviço de microblogging que, a cada dia que passa, fica menos “micro”. Só ontem foram duas, uma exclusiva para o povo brasileiro.

A tradução, criada de forma voluntária e colaborativa por usuários do serviço, finalmente foi oficializada. Agora o português figura entre os idiomas oficialmente suportados no Twitter, podendo ser habilitado nas opções.

Modo geral, a primeira impressão é a de trabalho bem feito, mas ao mesmo tempo não dá para deixar de estranhar certas escolhas, como a formal “tópicos de tendência” ou “histórico”. Não me entendam mal; são traduções pontuais do termos originais, porém soam estranhas após anos e anos lendo “trending topics” e “timeline”.

No post em que anunciou a novidade, o Twitter comentou a força do Twitter no Brasil citando três casos emblemáticos: a organização de ajuda para ajudar as vítimas das enchentes no Rio, a mobilização com as eleições à presidência do ano passado e a reclamação do @oboreli sobre a sua geladeira, que levou o nome da marca ao topo dos TTs, aka “tópicos de tendência” .

No mesmo post o Twitter sugere “contas brasileiras interessantes”, o que pode ser muito controverso. Na lista aparecem um apresentador de TV, um jogador-ator em ascensão, um bilionário… Enfim, a quem interessar possa, ficam as dicas.

Mais tarde, o Twitter anunciou também a liberação do encurtamento automático de URLs. Com isso, mata um pouquinho mais o ecossistema que se criou a seu redor, deixando serviços como bit.ly, migre.me e tinyurl.com para trás.

O recurso está sendo habilitado gradualmente, portanto, talvez ainda não esteja ativo na sua conta.

Quando estiver, bastará colar uma URL na caixa de texto de novas mensagens para que o encurtamento ocorra, na medida em que for necessário. Abaixo, uma mensagem avisará o usuário sobre a transformação.

Na prática, além da comodidade, o Twitter espera um aumento na segurança, já que na timeline, digo, no “histórico” o link aparecerá completo e, no caso dos maliciosos, o serviço terá o poder de barrá-lo, cortando o mal pela raíz.

fonte: Rodrigo Ghedin


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários