Governo diz que PIB dos EUA cresceu apenas 1,3% no 2º trimestre de 2011

variacao-do-pib-dos-eua-g1

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,3% no segundo trimestre deste ano, em taxa anual, de acordo com a primeira estimativa divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Departamento do Comércio Americano. O crescimento foi menor do que o esperado por economistas, que era em torno de 1,8%.

O crescimento do primeiro trimestre foi revisado para baixo, de 1,9% anunciado anteriormente para 0,4%. A estimativa para o segundo trimestre divulgada hoje, contudo, é baseada em dados incompletos.

Uma segunda estimativa para o período, baseada em dados mais completos, será anunciada no dia 26 de agosto, diz o departamento.

O consumo das famílias, que perfaz 70% da economia do país, avançou 0,1%, ante resultado de 2,1% no primeiro trimestre.

Teto da dívida
Com muitas dívidas, os Estados Unidos estão correndo contra o tempo para não colocar em risco sua credibilidade de bom pagador. O país tem até 2 de agosto para ampliar o limite de dívida pública permitido ao governo. Caso isso não ocorra, o país pode ficar sem dinheiro para pagar algumas de suas obrigações, ou seja, há risco de calote.

A elevação do teto da dívida precisa ser aprovada no Congresso. Há um impasse, entretanto, entre os democratas e os republicanos.

Nesta quinta-feira (28), a Câmara dos Representantes dos EUA adiou a votação da nova proposta do plano do Partido Republicano para reduzir o déficit orçamentário do país e elevar o limite de endividamento do governo federal, menos de uma semana antes da data final estipulada pelo Departamento do Tesouro norte-americano para que esse assunto estivesse resolvido. A votação deve ser retomada nesta sexta-feira.

Revisão
Os EUA também revisaram os dados de trimestres anteriores. Para o quartro trimestre de 2010, por exemplo, a revisão aponta alta de 2,3%, e não de 3,1% como divulgado anteriormente.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários