Jornal Hoje corrige matéria onde informava que a extensão .php seria vírus

O jornal hoje corrigiu sua matéria onde informava que qualquer site desenvolvido em PHP se tratava de um site malicioso, podendo instalar vírus no computador.

jornal-hoje

Abaixo a notícia corrigida:

O Jornal Hoje errou, na versão original desta reportagem, ao informar que a terminação php, em um site, poderia indicar uma tentativa de golpe. A informação está incorreta e já foi retirada do texto abaixo, assim como do vídeo apresentado na edição desta sexta-feira (29 de julho) do Jornal Hoje.

Gabriela foi vítima de um golpe na internet. Estava pagando contas no computador da empresa onde trabalha, quando uma tela igualzinha a do banco se abriu e pediu a senha de débito. Ela estranhou, mas digitou. Em um minuto perdeu quase R$ 10 mil.

Ela recuperou o dinheiro que o bandido virtual levou. E a empresa contratou um técnico para vasculhar os computadores. Foi aí que a moça descobriu que foi ela mesma que instalou o vírus, ao abrir uma dessas mensagens que mandam fotos engraçadinhas. Ma hora, ela abriu e nem percebeu que era um vírus. “Acessei, mas não aconteceu nada, só deu um erro na tela e eu fechei”, diz.

Apenas um clique separa o internauta de uma armadilha. As estratégias variam, mas a maioria dessas mensagens tem o mesmo objetivo: instalar programas no seu computador. Com eles, os criminosos descobrem informações pessoais como número de documentos, senhas de banco, a rotina da casa. Tudo muito rapidamente.

O especialista em segurança na internet, Jefferson D’addario, explica que todo o cuidado é pouco. As quadrilhas virtuais tentam de tudo pra se instalar nos computadores pessoais. Tem mensagem dizendo que é de banco e pede pra você atualizar o cadastro, outras falam sobre intimação da justiça. Tudo mentira. “Eles podem fazer qualquer coisa, compras, colocar seu nome vinculado a algum bem, como um terreno”, alerta.

Quando a pessoa clica em um link falso, em poucos segundos começa a instalação de um programa. É tão rápido que não dá tempo nem de pensar. Pouca gente vai perceber, mas o espião já está no computador. Ele fica guardado num arquivo na máquina, que a pessoa não percebe. Na maior parte dos casos, acontece

O inimigo invisível pode assustar, mas o conselho é ficar atento e se desconfiar de alguma coisa, não clique. “Liga para a empresa, entra em contato por telefone para se certificar. Se a instituição confirmar, você prossegue”, sugere o especialista. Ele também orienta a ter cuidado ao divulgar fotos e dados pessoais em páginas de relacionamentos.

Fonte:jornalhoje


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Matheus disse:

    Ainda bem que corrigiram mesmo, como seria a vida de mim e outros programadores PHP ??! iamos perder nossos empregos por causa disso?

Trackbacks



Últimos Comentários