Queda de camarote de show de Ivete Sangalo pode ter ocorrido por sobrecarga

A primeira análise feita pela perícia no camarote em que parte da estrutura desabou durante o show de Ivete Sangalo, na noite de sábado (20), indica que houve sobrecarga na estrutura de ferro. A informação é do engenheiro Lourenço Trapé Neto, do núcleo de engenharia do Instituto de Criminalística de São Paulo. Por 40 minutos, ele vistoriou na manhã deste domingo (21) a área danificada do camarote, que foi montado no Anhembi, Zona Norte de São Paulo.

camarote-ivete-sangalo-acidente

A série de shows em que ocorreu o acidente teve início à tarde com o show do Exaltasamba. Depois tocou o grupo Inimigos da HP. A apresentação de Ivete foi a última da noite. Pelo menos 35 pessoas ficaram feridas, de acordo com os bombeiros. De acordo com a empresa organizadora do evento, 48 pessoas foram atendidas pelas equipes de socorro e liberadas no próprio local e quatro pessoas foram removidas para atendimento médico com suspeita de fratura. O acidente não interrompeu o show.

“Estamos levando as peças para exame, mas, nesse primeiro momento, o que parece ter havido é sobrecarga porque todo mundo veio para o mesmo canto”, contou o engenheiro, na saída do Anhembi. Os peritos chegaram ao local às 10h30. Segundo a Atrás do Trio, empresa responsável pela produção do evento, havia 3 mil pessoas no camarote, que tinha capacidade para cinco mil convidados.

De acordo com Trapé Neto, não foram vistas irregularidades na montagem da estrutura que abrigava na hora do acidente 3 mil pessoas. “Não tinham irregularidades. A estrutura estava bem travada. Vamos agora analisar a parte estrutural e confrontar com a planta (do camarote).” Os peritos levaram para análise a barra de ferro que se rompeu, considerada a principal, e uma intacta para fazer a comparação. “Tudo está em bom estado”, atestou.

Aglomeração

Mais cedo, o empresário José Oscar Hildebrand, deu ao G1 a mesma explicação para a queda de parte do camarote. “Aglomerou gente demais em um ponto só”, disse ele. O local que cedeu fica à esquerda, com visão mais próxima do palco. Hildebrand disse acreditar que os fãs correram para ver Ivete assim que ela entrou no palco. Mesmo com o acidente, a apresentação da cantora não foi interrompida.

Mensagem da cantora

show-ivete

Em seu perfil no Twitter, Ivete deixou uma mensagem de solidariedade aos fãs, na madrugada deste domingo. ‘Indo dormir agora. Quero deixar o meu beijo e as minhas orações àqueles estavam em meio ao q aconteceu no camarote. Meu respeito e carinho’, afirmou.

Por volta de 8h deste domingo, Hildebrand ainda estava no camarote, montado por sua empresa. Ele negou que os tubos de sustentação estivessem com problemas. “Não houve falha de material. É tudo de primeiro uso. Foi uma fatalidade.” O empresário explicou que o camarote é “uma estrutura autotravante. Uma segura a outra”. Por isso, quando uma parte cede, as outras acompanham. “É um efeito dominó.”

O ponto onde houve a ruptura da estrutura fica do lado esquerdo, a aproximadamente 25 metros da cantora. Pela manhã operários desmontantavam o palco. Já o camarote, estava intacto. De acordo com dono da estrutura, o espaço todo, com 180 toneladas de tubos de sustentação de ferro e aço e piso antiderrapante, tem 115 metros. “Mas o que caiu só tem 50 metros”, ressaltou.

“Fiquei impressionado com maneira que o tubo quebrou. Parecia papel.” Mesmo assim, ele negou que o material estivesse em mau estado de conservação. “Está tudo dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Contru fez uma vistoria aqui na quinta-feira (18)”, disse o empresário. O Contru é o Departamento de Controle do Uso de Imóveis, órgão da Prefeitura responsável por fiscalizar e conceder licença de funcionamento para esse tipo de estrutura.

Susto

“Estava todo mundo pulando, de repente a arquibancada cedeu e caiu. Tinha gente passando mal. Todo mundo querendo subir um em cima do outro. Foi desesperador, foi horrível. Não teve assistência para ajudar. Foram as próprias pessoas que tiraram umas às outras”, disse uma das espectadoras logo após o acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os atendidos tiveram ferimentos leves. Alguns sofreram fraturas, mas ninguém estava em estado grave.

“A gente até chegou a comentar antes de cair. Depois foi um em cima do outro caindo. Foi um susto enorme”, contou uma das participantes do evento. “A gente estava tudo no camarote, todo mundo pulando, junto. De repente despencou tudinho”, afirmou outra mulher que acompanhava o espetáculo.
“Tinha gente desmaiada, gente que quebrou perna, gente que quebrou o dedo, que cortou o queixo, braço, mão. O pulso de uma menina estava virado e ela não conseguia arrumar. Tinha um único médico atendendo umas 20 pessoas”, disse um jovem.

A administradora de empresas Viviane Alvarenga, de 36 anos, afirma que o acidente ocorreu no momento em que Ivete estimulava o público a dançar. “Foi na hora que ela falou: ‘tira o pé do chão’. Na hora que todo mundo tirou o pé do chão junto, deu no que deu”, afirmou. Ela, a irmã Cristina Alvarenga, de 27 anos, e a prima Denise Francisco Cândido, de 28 anos, saíram sem lesões graves do acidente e ficaram até o show terminar.

Segundo Viviane, logo após o acidente Ivete pediu para organização do show verificar se estava tudo bem no camarote. “Ela parou o show, pediu para saber se estava tudo bem no camarote”, afirmou.
Viviane afirmou que pode ter havido erro na concepção do camarote, uma vez que parte dos ocupantes teve que se deslocar para ficar perto do palco. “Todo mundo quer chegar mais perto”, afirmou. Para ela, não havia placas avisando que os ocupantes do camarote deveriam se dividir por igual entre os dois degraus.

A administradora afirmou que sentia o camarote tremer desde o início da tarde, durante o show do Inimigos do HP. “A gente estava sentindo o camarote tremendo. No começo, não estávamos na ponta, estávamos na metade. Depois eu fui para a ponta. Já estava sentindo a trepidação. Era como aparelho de ginástica destes que são vendidos na TV. Esse segundo degrau estava trepidando. A gente sentiu como se alguém estivesse com martelinho embaixo. Na hora do show do Inimigos, começou trepidação muito forte.”

Show da cantora Ivete Sangalo no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo (Foto: Evelson Freitas )
Veja a íntegra da nota divulgada pela organização do evento

“Com relação ao incidente ocorrido na noite deste sábado (20/08), durante o show da cantora Ivete Sangalo na Arena Anhembi em São Paulo, a Atrás do Trio, empresa responsável pela produção do evento, esclarece que parte do piso do camarote montado para o evento cedeu, sem deixar vítimas graves. Imediatamente após o ocorrido, as equipes de socorro já estavam no local, iniciando a retirada de todos os presentes no camarote (cerca de 3 mil pessoas) e prestando todo o atendimento necessário.

48 pessoas foram atendidas pelas equipes de socorro e liberadas no próprio local. Apenas 4 pessoas foram removidas para atendimento médico, com suspeita de fratura. Felizmente este incidente não deixou feridos graves e o show pôde continuar normalmente.

A Atrás do Trio reitera que o espaço foi vistoriado pelos órgãos de licenciamento competentes e conta com todos os alvarás necessários”.


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários