Mortos em conflitos passam de três mil na Líbia

Em meio aos avanços dos rebeldes em Trípoli, na capital líbia, nas últimas 24h horas, Moussa Ibrahum, porta-voz do regime de Muammar Gaddafi, negou que os manifestantes tenham ganhado posições na capital e critiou a atuação da Otan na crise líbia e revelou que mais de três mil pessoas morreram nos confrontos realizados nas últimas 24 horas no país. Apenas em Trípoli, 376 pessoas já morreram desde sábado.

conflito-libia

“Temos todas as cidades ao nosso lado”, disse Ibrahim, afirmando que a atuação da Otan ao lado dos rebeldes é ilegal. “Eles [Otan] não deveriam oferecer ajuda armada aos rebeldes”, completou.

Ibrahim disse ainda que, segundo o ministério da Saúde, mais de três mil pessoas morreram nas últimas 24 horas, sendo 1.300 só nas últimas 11 horas, e outras 5.000 ficaram feridas, “a maioria devido aos ataques da Otan, outras devido aos confrontos entre nossas forças e os rebeldes”.

“Os hospitais não conseguem trabalhar com tantos de feridos. Estamos dizendo em alto e bom som para o mundo que essa é uma cidade pacífica e agora está virando um campo de guerra devido às ações da Otan”, declarou o porta-voz.

A Otan mata tudo o que se move, abrindo caminho para os rebeldes. Essas gangues armadas não têm projeto político, nenhum sonho para a Líbia. Eles são guiados pela vingança, pelo ódio”, completou Ibrahim.

Ao final da entrevista, o porta-voz negou o avanço dos rebeldes e destacou o papel de Gaddafi. “Nós temos um líder. Ele é Muammar Gaddafi. Nós precisamos dele para nos guiar nessa situação e a nos guiar para a paz”.

Pouco antes da declaração na TV estatal líbia, Ibrahim concedeu uma rápida entrevista à CNN na qual negou a queda do regime e disse que as ofensivas em Trípoli “são uma guerra contra a Líbia”.

Os rebeldes afirmam controlar vários bairros da capital e esperam tomar capital “nas próximas horas”. Segundo a rede de TV Al Jazeera, as forças armadas rebeldes teriam chegado à praça Verde, no centro de Trípoli, um dos símbolos do regime líbio.

Fonte:uol


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários