Conselho anti-Kadhafi informa que rebeldes controlam 95% do território da Líbia

rebeldes-libia

O ditador Muammar Kadhafi e suas tropas perderam o controle de 95% do território da Líbia, disse nesta quarta-feira (24) à rede Al Jazeera um porta-voz militar do Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes que tentam tomar o poder no país.

“Quem governa a Líbia é quem controla Bab al-Aziziya, e isso é o que importa”, disse o coronel Abdallah Abu Afra, em uma referência à fortaleza de Kadhafi em Trípoli, tomada pelos rebeldes na véspera.

Apesar disso, forças leais a Kadhafi, estão bombardeando a região central da capital do país, Trípoli, também segundo os rebeldes.

Os ataques estariam partindo da região de Abu Salim, ainda em poder de tropas leais ao regime. Confrontos ocorrem em vários pontos da cidade.

O complexo de Bab al-Aziziyah é um dos alvos dos ataques.

Uma espessa nuvem de fumaça era observada perto do complexo residencial, e nos arredores eram ouvidos disparos de armas leves, metralhadoras pesadas, lança-foguetes e morteiros.

A área próxima ao hotel que abriga jornalistas estrangeiros também está tomada por confrontos, segundo testemunhas.

Várias ruas do centro de Trípoli estavam desertas devido à presença de “dezenas” de franco-atiradores leais a Kadhafi espalhados por toda a cidade, segundo os rebeldes.

O paradeiro do coronel continua desconhecido.

Um líder rebelde disse à agência Reuters que Kadhafi deve estar escondido em algum lugar no sul de Trípoli.

Apesar de a comunidade internacional, com os EUA à frente, já tratarem o Conselho Nacional de Transição como o novo governo líbio, Kadhafi prometeu resistir até a morte.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários