Erros e acertos dos homens que malham

Freqüentar academia, “puxar ferro” e suar a camisa. Essa rotina deixa qualquer corpo sarado e em forma para o verão. Mas alguns descuidos podem acabar com um treino bem feito e trazer sérias conseqüências para a saúde do ‘atleta’.Um dos erros mais freqüentes cometidos por quem malha é a postura errada da coluna durante o exercício físico. “O prejuízo imediato de quem faz uma série de exercícios de forma errada será forçar em demasia alguns ligamentos de forma desigual. Em longo prazo, acontece uma sobrecarga anormal em um dos lados dos discos da coluna, o que pode levar a uma hérnia”, explica o ortopedista Lafayette Lage.

Cada articulação do corpo tem uma abertura considerada ideal, e ela deve ser obedecida para que não ocorra a lesão. O médico diz ainda que após determinado grau do arco do movimento, certas estruturas normais podem sofrer um impacto que, em seqüências de repetição, pode lesar a borda da articulação.

Outro cuidado a ser tomado é durante a flexão de quadris e ombros. O ideal é que não se flexione mais que 70 graus o quadril e mais que 60 graus os ombros. “Isso evita o impacto e preserva o menisco do ombro e do quadril. A lesão desse menisco causa dor e a uma artrose precoce”, explica o médico.
Mas mesmo que cuidados sejam tomados e a pessoa mantenha uma postura correta durante todo o exercício, outros fatores influem na saúde física de quem malha. Segundo o ortopedista, uma pessoa que, por exemplo, passou a infância sentando em cima das pernas (em W ou com uma perna sobre a outra), fatalmente terá um desalinhamento da articulação entre a patela e o fêmur. “Neste caso, mesmo fazendo uma mesa romana ou leg press com a postura correta, existirá um desgaste precoce da cartilagem da patela (ou rótula), o qual levará a dor e artrose precoce”, finaliza.


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários