Brasil conquista 5 ouros na vela durante o Pan-americano de Guadalajara

brasil-vela-pan-guadalajara

Foi uma confusão de festas, que trouxe para o Yatch Club Nuevo Vallarta a rivalidade dos campos de futebol. Apesar de toda a gritaria e canções de guerra, os velejadores argentinos viram uma comemoração maior do lado verde e amarelo. Em tudo. Com apenas dois ouros conquistados, os hermanos nem chegaram perto de igualar as vitórias brasileiras: cinco no total, com direito a mais uma prata e um outro bronze. Após os ouros de Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas no sábado, a equipe brasileira levou outros três na disputa da Medal Race de cada classe, neste domingo, na J24, na Snipe e na RS:X.

– Parabéns para a Argentina, mas até na festa o Brasil foi melhor. Nem se compara – disse Alexandre Tinoco, após comemorar o ouro ao lado do parceiro, Gabriel Borges, da Snipe.

A primeira vitória foi na J24. Para ficar com o ouro, a equipe brasileira, formada por Maurício Santa Cruz, Daniel Santiago, Alexandre Saldanha e Guilherme Hamelmann, precisava ficar com um barco à frente do time americano. Depois de uma punição logo no início, a situação complicou. A vitória veio no fim, com uma ultrapassagem sobre o barco argentino.

– Foi uma das regatas mais emocionantes da minha vida. Foi uma disputa muito intensa, sofremos penalidade logo na largada, mas conseguimos pagar e devolver para os americanos. Nós precisávamos passar mais alguém e o destino quis que fossem os argentinos. Melhor ainda – disse Santiago.

O segundo ouro de domingo veio em forma de tri. Um dos maiores nomes da vela brasileira, Ricardo Winicki, o Bimba, conquistou sua terceira vitória em Jogos Pan-Americanos após prova suada em Puerto Vallarta. De quebra, igualou a marca de outro mito, Robert Scheidt.

– Este Pan foi o mais emocionante. No primeiro, eu fui prata, superado pelo argentino, mas depois, no seguinte, eu consegui dar o troco. No Rio, em 2007, eu cheguei três dias depois de ser campeão mundial e, claro, eu queria vencer, mas não estava tão preocupado. Eu queria muito este tri para igualar o Robert Scheidt – afirmou Bimba.

brasil-vela-pan-guadalajara-j24

A última festa chegou em tom de surpresa. Com poucas chances de título no início de domingo, Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, da Snipe, precisavam terminar à frente dos americanos para levarem a vitória. Ao fecharem a regata em terceiro, jogaram os rivais para o quarto lugar e tomaram o ouro.
Brasil ainda leva uma prata e um bronze no último dia

A delegação brasileira ainda levou outras duas medalhas no último dia de disputas. A primeira foi na Lightning, com um bronze. Recordista com oito participações em Pan-Americanos, Cláudio Biekarck garantiu sua oitava conquista nos Jogos, ao lado de Gunnar Ficker e Marcelo da Silva. Embora pense na renovação da classe, não descarta uma volta em 2015, em Toronto.

– Nós ficamos muito tempo sem velejar fora e ficamos satisfeitos com essa medalha. Mais uma vez, por um triz não conseguimos uma melhor, mas são coisas do esporte. Espero por uma renovação. Está na hora de o pessoal subir e começar a disputar regatas assim. Mas, se derem mole, posso pintar aí de novo – afirmou.

A prata veio na Hobie Cat. Em busca do ouro, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira precisavam ficar três posições à frente da dupla de Porto Rico, com o algoz Enrique Figueroa, que impediu o ouro dos brasileiros nos Jogos de 2007. Conseguiram durante boa parte da regata, mas viram os rivais passarem os mexicanos no fim.

– Fizemos tudo certo, largamos bem, marcamos os portorriquenhos em cima. Eles ficaram em quinto lugar praticamente em toda a regata, mas por fim eles passaram os mexicanos e subiram para quarto. Então acabamos com a prata. Saímos com gostinho de ouro, o que era importante depois daquele Pan no Rio. Mas acontece – afirmou Bruno.

Com os ouros garantidos desde sábado, Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas foram para a Medal Race apenas para cumprir o regulamento. Ainda assim, mantiveram o ritmo e fecharam o Pan com vitórias nas classes Sunfish e RS:X.

fonte: globoesporte.com


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email