Software secreto presente em smartphones lê mensagens de texto e grava sites acessados

smartphones

A descoberta foi feita pelo programador Trevor Eckhart, ainda em outubro, mas chega a público somente agora depois que ele conseguiu apoio da EFF, uma instituição que defende os direitos na era digital, nos Estados Unidos.

Chamado de CarrierIQ, o tal software secreto funciona no Android, iOS e em celulares das marcas Nokia e BlackBerry. A instalação dele não é opcional, e fica a critério de cada fabricante e operadora optar por utilizá-lo ou não.

Uma vez que esteja rodando, o aplicativo — classificado como rootkit porque inicia a operação praticamente junto com o sistema operacional — salva informações sobre sites acessados, números discados e até mesmo SMS.

Com os dados compilados, essas informações são transmitidas para uma empresa chamada também CarrierIQ. Vão para os servidores, e a partir daí não se sabe o que a CarrierIQ faz com eles.

A empresa limitou-se a dizer que oferece “inteligência móvel” para seus clientes (no caso, as operadoras de telefonia celular que contratam os serviços).

A CarrierIQ nega que seu software seja utilizado para espionar os usuários. Por sua vez, a Nokia dos EUA negou eu tenha tal aplicativo instalado em seus dispositivos.

Entre os clientes da CarrierIQ estão operadoras dos Estados Unidos, da Europa e da Austrália.

Nesse momento, todas têm enviado justificativas para adotar o aplicativo. A maioria diz que, dessa forma, pode usar estatísticas para melhorar os próprios serviços.

fonte: Thássius Veloso


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários