Maquinista diz que falha no freio foi o que causou o acidente de trem na Argentina

acidente-de-trem-bueno-aires

Um falha no sistema de freios foi a causa da colisão de um trem na última quarta-feira (22) contra uma das plataformas da estação ferroviária Once, de Buenos Aires, que deixou 51 mortos e 703 feridos, segundo as declarações do maquinista.

Fontes judiciais citadas neste sábado (25) pela imprensa local indicaram que o maquinista Marcos Antonio Córdoba, em depoimento ao juiz que investiga o caso, Claudio Bonadío, disse que tentou frear duas vezes e que depois utilizou o freio de emergência, mas os mecanismos não funcionaram.

Córdoba, de 28 anos, foi acusado pelo crime de negligência –delito para o qual se prevê pena de seis meses a três anos de prisão– e, após prestar depoimento, ficou em liberdade por decisão do juiz.

Segundo as mesmas fontes, o maquinista declarou que era “habitual” haver falhas nos materiais dos trens e que o sistema de freios já tinha apresentado problemas no dia da tragédia, uma estação antes de chegar à Once, a de Caballito, onde, por esse motivo, passou alguns metros da plataforma da estação.

O depoimento do maquinista está de acordo com as reiteradas denúncias de funcionários das ferrovias argentinas sobre o estado precário dos trens.

Em meio às críticas sobre a falta de controle estatal das concessões ferroviárias, o governo da presidente Cristina Fernández de Kirchner resolveu apresentar-se como parte de acusação no processo judicial.

fonte: G1, EFE


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários