Honda CBR 250R chega ao Brasil

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Para entrar no segmento das pequenas esportivas no mercado brasileiro, a Honda apresentou nesta sexta-feira (20), em Indaiatuba, São Paulo, a nova CBR 250R.

Este modelo, importado da Tailândia, chega para competir em um nicho que já conta com Kawasaki Ninja 250R, Kasinski Comet GTR 250 e Dafra Roadwin 250R. Além da CBR, a marca japonesa aproveitou para lançar a CRF 150F, modelo destinado ao lazer na terra.

A CBR 250R chega com duas versões, a standard, que custa R$ 15.490, e a equipada com freios ABS – sistema inédito no segmento -, com preço sugerido de R$ 17.990. Apesar de, a princípio, a motocicleta não ser produzida em Manaus, a marca já estuda a possibilidade.

“Se o mercado brasileiro se mostrar consumidor, a CBR 250R pode ser fabricada no Brasil”, disse Alfredo Guedes, engenheiro e supervisor de assuntos institucionais da marca.

“Caso o volume de vendas chegue a 1.000 unidades por mês, podemos nacionalizar”, acrescentou Guedes.

Atualmente, apenas Tailândia e Índia produzem a motocicleta, que é um produto global da marca. Com chegada às lojas a partir de 20 de abril, a CBR 250R traz um pacote moderno para tentar conquistar o consumidor e superar a concorrência.

A Honda espera vender ao menos 6.700 unidades até o final de 2012. Em seu conjunto técnico destaca-se o motor monocilíndrico de 249,6 cm³ com refrigeração líquida e injeção eletrônica.

Segundo a fabricante, o propulsor de quatro válvulas é capaz de gerar 26,4 cavalos de potência máxima 8.500 rpm e torque de 2,34 mkgf a 7.000 rpm. Para alcançar estas cifras, a moto conta com câmbio de 6 velocidades.

O chassi é do tipo “diamond” e apresenta estrutura tubular e de treliça. “A moto apresenta um conceito de centralização das massas, que favorece estabilidade”, disse Guedes.

Com peso de 150 kg – 154 kg na versão com ABS -, o sistema de amortecimento da CBR 250R tem garfo telescópico de 130 mm, na dianteira, e monoamortecedor de 104 mm, na traseira.

A suspensão traseira é do tipo Pro-Link, no qual 3 links ligam o amortecedor à balança traseira – o sistema tem cinco regulagens de compressão da mola. Já os freios são do tipo combinados, chamado de C-ABS pela marca.

Além de possuir o sistema de antitravamento das rodas, o dispositivo reparte a frenagem automaticamente quando se aciona o pedal de freio. Desse modo, ao utilizar o freio traseiro, o sistema transfere parte da frenagem ao disco dianteiro.

Na dianteira, a marca conta com disco simples de 296 mm e, na traseira, o disco único é de 220 mm. O tanque da motocicleta pode comportar até 13 litros de combustível. As cores disponíveis pela marca são azul e preto (standard) e azul (C-ABS).

CRF 150F: moto para a família
Novidade da gama off-road a Honda, a CRF 150F chega às concessionárias por R$ 8.690. O modelo tem dimensões reduzidas e motor dócil, tornando-a opção àqueles que desejam iniciar no lazer off-road.

“Enxergamos esta moto como opção para iniciantes e também mulheres, devido a seu tamanho mais reduzido em relação à CRF 230F”, explicou Alfredo Guedes. “Estamos pensando em lazer em família”, acrescentou.

O modelo, fabricado em Manaus, tem motor monocilíndrico de 149,2 cm³ e é o mesmo utilizado na NXR 150 Bros, porém, com alterações para a prática de esporte na terra. Ele gera 14 cv a 8.500 rpm e 1,33 mkgf a 6.500 rpm. O tanque de combustível comporta 7,2 litros e seu peso seco é de 101 kg.

fonte: Rafael Miotto


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