GM e sindicato chegam a acordo para evitar demissões, após 9 horas de reunião

gm

A General Motors do Brasil e representantes do sindicato dos metalúrgicos chegaram a um acordo neste sábado (4), depois de uma longa reunião de mais de nove horas de duração .

A empresa colocará 940 funcionários em suspensão temporária (lay-off) por quase quatro meses e abrirá novo programa de demissão voluntária para tentar reduzir o quadro pessoal na fábrica de São José dos Campos (SP).

A GM informa ter 1.840 funcionários excedentes no complexo que emprega 7,5 mil trabalhadores. A montadora também manterá por quatro meses a produção atual do modelo Classic, que estava ameaçado de sair de linha, como ocorreu no mês passado com o Corsa, Meriva e Zafira. O risco de corte, até o fim do ano, ainda existe.

“Afastamos o perigo imediato da demissão em massa e vamos continuar brigando para manter todos os postos”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros. A empresa ameaçava demitir entre 1,5 mil e 2 mil funcionários.

O acordo entre as partes foi assinado após reunião que durou 9 horas. Participaram também o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Manoel Messias de Melo, o secretário do Trabalho do Estado, Carlos Ortiz, e o prefeito da cidade, Eduardo Cury (PSDB).

O diretor de relações institucionais da GM, Luiz Moan, afirmou que, em quatro meses, o Classic deixará de ser produzido na unidade e até lá somente 900 metalúrgicos serão necessários na linha de montagem chamada de MVA.

Ele disse ainda que existe a possibilidade de a fábrica do Vale do Paraíba ser incluída em um novo programa de investimentos, mas vai depender das negociações nos próximos dois meses com o sindicato.

“Queremos discutir banco de horas, redução de salários e jornada flexível”, citou.

O sindicato realizará assembleia na terça-feira para que o acordo seja aprovado pelos trabalhadores. Só a partir da aceitação, as medidas serão colocadas em prática.

fonte: Agência Estado


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários