Aplicativos do PC no seu celular

Considerados os maiores exemplos de convergência, os aparelhos de telefonia celular ocupam cada dia mais espaço na vida das pessoas.

smartphones

Mas não apenas como ferramenta de comunicação, seja por voz ou texto, mas sim por dispor de uma série cada vez maior de aplicativos que levam a experiência de um computador para dentro do telefone.

O desenvolvimento de aplicativos para celular cresce ano a ano e pipocam empresas especializadas no mercado. Já os aparelhos, incluindo alguns mais populares, dispõem de bom espaço de armazenamento de aplicativos e também de processadores capazes de executá-los de forma satisfatória.

O objetivo da coluna de hoje é mostrar alguns aplicativos e dizer o que você precisa saber para procurar, encontrar e instalar aplicativos no seu aparelho.

Cada um na sua

Cada fabricante de celular adota um sistema operacional diferente para seu aparelho. Claro que alguns compartilham por questões de custo e de operacionalidade um mesmo fabricante.

Contudo, esta variação torna um tanto quanto específico o desenvolvimento de aplicativos. Não basta achar um que sirva, é importante saber se ele é para o sistema do seu celular e também se é comportado pelo aparelho.

Para qualquer intervenção no celular, é preciso levar o arquivo de instalação do aplicativo até o celular. O meio mais comum é via um cabo USB, que geralmente acompanha o aparelho. Caso este cabo não esteja presente, pode ser comprado em lojas especializadas. Outro meio é usar conexão por bluetooth.

Também é possível, se o celular tiver o recurso, usar redes sem fio (wi-fi) para conectar o aparelho direto a internet, e assim baixar os programas e proceder com a instalação direta.

O meio mais caro, e para a grande maioria das pessoas, inviável, é usar a conexão direta do aparelho com a internet, seja por WAP ou por redes de alta velocidade 3G.

Para os meios que envolvem conexão com o PC (cabo e bluetooth), é preciso de um software proprietário para copiar (e em alguns casos instalar) os aplicativos no celular. Fabricantes como a Nokia, BlackBerry, Samsung, Sony Ericsson, LG e Motorola oferecem aplicativos gratuitos que permitem gerenciar, entre outras coisas, os aplicativos do celular.

Vale a pena acessar o site do fabricante e baixar estes aplicativos: além de poder gerenciar recursos como a agenda de contatos, compromissos, enviar e receber torpedos pelo computador e outros tantos mais, também é possível realizar atualizações no sistema operacional do celular, o que melhora seu desempenho e aumenta a segurança do aparelho.

O recurso de backup que a maioria dos programas acima citados oferece é importantíssimo e deve ser usado sempre antes da instalação de qualquer software, pois, qualquer anomalia no aparelho, é possível recuperar os dados que estavam nele, principalmente a agenda de contatos e compromissos.

Agora, vamos conhecer alguns aplicativos interessantes para você colocar no seu aparelho:

Conversation
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: N73, N71, N75, N77, N80, N91, N92, N93, N93i, N95, 6290, 5700 XpressMusic, 6110 Navigator, 6120 classic, 6121 classic, N76, N81, e N81 8GB.

Trata-se de um agregador de mensagens de texto, organizando por contato. O interessante é que, por agrupar por contato e por colocar uma caixa de texto abaixo da ultima mensagem, dá a sensação ao usuário de estar em um comunicador instantâneo, podendo enviar as mensagens por SMS ma mesma tela que lê as recebidas de um determinado contato.

irRemote
Licença: Para testar por 180 dias.
Compatível com celulares: 5500, 5700, 6290, E50, E51, E60, E61, E61i, E62, E65, E66, E70, E71, E90, N71, N73, N75, N80, N92, N93, N93i, N95, N95 8GB

Este aplicativo é muito interessante, pois permite usar o celular como controle remoto universal para diversos tipos de equipamentos, como TV, DVD, aparelho de som e até ar condicionado.

MyNotes
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: Qualquer fabricante, basta que tenha suporte a aplicativos em Java.

É uma versão do famoso bloco de notas, mas tem uma grande vantagem: permite colocar senha nos arquivos, o que é um diferencial de segurança em algumas coisas que queremos guardar no telefone e não queremos que ninguém veja.

Adobe Reader para Symbian OS
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: Celulares que usam Symbian OS

Com a inclusão do recurso de exportação para este formato na suíte 2007 do Microsoft Office e sua presença constante nas versões do Open Office colocaram o formato no dia a dia das pessoas. Com este aplicativo é possível abrir e ler estes arquivos no celular.

GMail Mobile
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: Celulares que tem suporte a Java.

Aplicativo para acessar os e-mails do GMail direto do celular. A grande vantagem é que deixa a leitura dos e-mails mais leve e rápida. O mesmo vale para a lista e escrita de mensagens.

Frings
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: Uma lista enorme disposta no link de downloads. As marcas presentes no Brasil com seus principais aparelhos estão na lista.

Skype
Licença: Gratuito
Compatível com celulares: Aparelhos das marcas Nokia, Motorola, Samsung e Sony Ericsson.

O mais popular programa VoIP do mercado, disponível no celular. Só é vantagem se você tem um aparelho com acesso à rede wifi, pois com isso poderá usar o aparelho para fazer suas ligações DDD e DDI usando o VoIP ao invés de usar a linha convencional. Ideal para viagens, pois nos aeroportos existem redes sem fio, e você pode fazer as ligações DDD com o tarifário do Skype que, muitas vezes é mais barato que das operadoras de celular.

Alguns links interessantes para quem quer conhecer mais programas para telefones celulares:

Nokia Betalabs
Se seu celular é Nokia, vale a pena visitar o site da fabricante, que oferece uma lista de aplicativos que estão em versões beta, disponíveis para download.

Portal fOxGSM
Trata-se de um fórum de discussão entre usuários de celulares GSM. Lá as pessoas debatem sobre aplicativos, sobre novidades nos aparelhos e muitos outros assuntos.

Windows Mobile Apps
Não foi alvo desta coluna, mas muitos celulares tipo smartphone vem com o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft, a disponibilidade de aplicativos, a variedade de aplicativos e muito grande, e o link acima leva para um site da Microsoft com um repositório de aplicativos bem interessantes.

Free Symbian Applications
Blog com diversas dicas de aplicativos para celulares que usam Sistema Operacional Symbian.

Symbian Word
Outro repositório de aplicativos, temas, jogos e wallpaper para celulares que usam o Sistema Operacional Symbian.

iPhoneApps.co.uk
Blog com diversos aplicativos para IPhone. A grande maioria em inglês.

iPhoneApps.com.br
Blog nacional – não tem relação com o apresentado anteriormente – que traz uma série de aplicativos e dicas sobre o IPhone.

Fonte: G1


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (5 votos, média: 3,20 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários