Alerta para compras pela internet

Fazer compras pela Internet facilita a vida do consumidor. Há sites que vendem mais barato que as lojas convencionais, bastam alguns cliques para conferir promoções exclusivas e pesquisar a forma de pagamento facilitado.

Tudo isso são atrativos do comércio on-line. De acordo com coordenador geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Uberaba), Rodrigo Mateus, o consumidor deve ficar atento, pois nem toda loja é idônea: simplesmente estar na Internet não garante que ela exista e que o consumidor realmente irá receber o produto pelo qual pagou.

Rodrigo ressalta que a empresa que anuncia na Internet tem de cumprir o preço prometido. “Aquele que anuncia o produto no preço e nas condições oferecidas faz essa mensagem chegar ao consumidor e causa expectativa legítica, de modo que fica obrigado a cumprir tais condições. Há casos inclusive em que o consumidor pode ingressar com o pedido de cumprimento forçado da obrigação para fazer valer as condições da oferta. Isso em qualquer situação: na Internet, no estabelecimento, através da mídia, rádio, televisão”, esclarece.

Cuidados – Mateus alerta que, antes de realizar uma compra pela Internet, o consumidor deve tomar alguns cuidados. Segundo ele, é necessário verificar a confiabilidade do site – ele pode fazer pesquisa. “Observar se o site possui um cadeado ao lado da tela, que significa que é um ambiente seguro. O telefone fornecido não deve ser de celular, e sim, um fixo (linhas começando pro 8, ou 9 são em geral de celulares). Se o número fornecido não atende, sempre dá ocupado, desconfie.

Confirme o endereço físico da empresa. Se a empresa se recusar ou informar que é somente virtual e não possui endereço físico, desconfie, pois isso não é permitido para empresas. Procure saber opiniões de consumidores que já compraram neste site. No site Reclame aqui o consumidor consegue avaliar a vida pregressa destas empresas”, alerta.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários