Cinema nacional sem mantém em 2008
Os números ainda não estão totalmente fechados, mas as preliminares já indicam que o cinema nacional ficou estagnado em relação à quantidade de público presente nas salas.
Segundo apuração do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, que há 15 anos realiza tal contagem, o número de espectadores de 2008 é praticamente igual ao do ano passado: cerca de 89 milhões.
Já o número de espectadores que assistiram a filmes brasileiros é ligeiramente menor em relação a 2007 e a estimativa é que a participação de mercado do filme nacional fique entre 9% e 10%. Os números finais, com os dados de todo o ano, serão divulgados na segunda semana de janeiro.
Até novembro, 81, 2 milhões de pessoas foram aos cinemas no Brasil. E, a julgar pela movimentação de dezembro, a previsão é que o ano feche entre 88 e 89 milhões. De acordo com a apuração do sindicato, o consumo de filme estrangeiro em termos de público estabilizou-se: nos últimos sete anos, a cifra estacionou em torno de 80 milhões, com exceção de 2004, quando alcançou 100 milhões. Assim, a chance de o mercado aumentar depende quase exclusivamente do crescimento da participação do filme brasileiro. Fato, no entanto, que não tem acontecido – em 2006, a participação foi de 11%; em 2007, de 11,5%; e, em 2008, ficará entre 9% e 10%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:abril
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email