Egito manda oito a julgamento por quebra de máscara mortuária de Tutancâmon

 Máscara mortuária de Tutancâmon

Máscara mortuária de Tutancâmon

Acusados vão responder por negligência em mais um capítulo de uma comédia de erros que teve início há mais de um ano


Oito funcionários do Museu Egícpcio, no Cairo, irão a julgamento pelo episódio de uma desastrada tentativa de reparos na máscara mortuária do faraó Tutancâmon. Os acusados vão responder negligência, e a recomendação da promotoria no Egito é o mais novo capítulo em uma comédia de erros que teve início há um ano. Entre os indiciados estão um ex-diretor e o antigo responsável pelo Departamento de Restaurações do museu.

Em janeiro do ano passado, funcionários alertaram as autoridades sobre danos ao artefato de mais de 3 mil anos de idade, ligado a um dos mais famosos monarcas da história egípcia, e uma imensa atração turística em um país que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas.

Uma inspeção mostrou que a barba da máscara mortuária tinha quebrado e sido reparada de forma tosca, como se tivesse sido colada às pressas. Diretores do museu deram versão contraditórias para o incidente – uma de que a barba tinha sido quebrada acidentalmente e outra de que tinha sido removida depois de ficar frouxa.

Segundo depoimentos, o incidente teria ocorrido em agosto de 2014, durante uma operação de manutenção.

O governo determinou uma investigação e, segundo a promotoria, foi apurado que funcionários do museu tentaram quatro vezes reconstruir a máscara, inclusive usando um tipo de material colante inapropriado.

“Ignorando todos os métodos científicos de restauração, os suspeitos tentaram esconder o crime usando ferramentas de metal afiadas para remover partes visíveis da cola, o que danificou o artefato”, disse a promotoria, em um comunicado veiculado na mídia egípcia.

Em outubro, uma equipe internacional de restauradores foi ao Cairo para fazer os reparos necessários na máscara, que voltou a ser exibida ao público em dezembro.

Fonte: Último Segundo/BBC Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários