Dilma é vaiada ao defender volta da CPMF na abertura do ano Legislativo

Dilma é Vaiada ao defender CPMF

Dilma é Vaiada ao defender CPMF

Presidente fez discurso no Congresso Nacional diante de parlamentares com cartazes criticando o “imposto do cheque”

Se o recesso parlamentar prometia acalmar os ânimos em Brasília, a abertura do ano Legislativo, nesta terça-feira (2), mostrou que a tensão deve seguir pairando sobre a presidente, ameaçada por um processo de impeachment, ao longo de 2016.

Em longo discurso realizado no final da tarde, no Congresso Nacional, em Brasília, Dilma Rousseff foi vaiada seguidas vezes por parlamentares ao defender medidas para estabilizar a economia brasileira, especialmente o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), segundo ela, “a ponte necessária entre a urgência do curto prazo e a necessária estabilidade fiscal no médio prazo”.

“O ajuste fiscal vai dar o passo necessário para administrar a política fiscal até que ela produza seus efeitos. Por isso, unicamente por isso, a CPMF, que é provisória”, justificou a petista, que precisou paralisar momentaneamente o discurso enquanto era alvo de vaias de parlamentares da oposição, alguns deles com cartazes que diziam “xô, CPMF” – outros com a bandeira do País – tributo que vigorou entre os anos de 1997 e 2007, também conhecido como “imposto do cheque”.

“Aqueles que são contra a CPMF dizem que a carga tem crescido no País, que ela não é necessária. Mas, quando avaliamos a arrecadação federal, os impostos tem caído nos últimos anos, passando de 16% do PIB em 2005 para 3,5% em 2015.”

O discurso da presidente foi feito no Plenário da Câmara dos Deputados ao lado do presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Foi a segunda vez que Dilma abriu o ano Legislativo em seus dois mandatos – a anterior havia sido em 2011, quando ela assumiu a presidência da República.

Fonte: Último Segundo/Política


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários