Pesquisador cria polêmica ao defender criação de mosquito Aedes em casa

pesquisador defende criação de mosquito da dengue

pesquisador defende criação de mosquito da dengue

Biólogo contesta teoria de professor de MS que propõe deixar água parada em local acessível para matar os insetos

Uma questão tem causado polêmica nas redes sociais: será mesmo que deixar um pote de água parada no quintal atrairia o mosquito Aedes aegypti para botar seus ovos ali em vez de procurar um lugar mais escondido e de difícil acesso ao morador, se proliferando sem controle? A resposta é não. Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Estado de São Paulo (CRBio), Luís Eloy Pereira, essa técnica só funcionaria caso existisse apenas um exemplar do mosquito na região.

Veterinário e professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), André Luís Soares da Fonseca defende o uso a técnica para atrair os mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya.

“O que se faz hoje não é errado [de evitar água parada], quando se fala dos grandes reservatórios, como caixa d’água e piscinas, mas o problema é quando você tira os reservatórios próximos de você. O ideal seria colocar potinhos na garagem, em local visível para não se esquecer e poder limpar, assim se ajuda a evitar a proliferação”, diz Fonseca.

“Quando se retira todos os potes, você, de maneira indireta, estimula a dispersão do inseto. Aí ele vai procurar outro lugar para botar, um lugar mais distante”, diz o professor de Mato Grosso do Sul.

A lógica de Fonseca é que, quando o mosquito bota os ovos em um local de fácil acesso ao morador, seria então possível eliminar esses ovos e impedir que a cria nasça. “Isso depende da responsabilidade social também”, alerta.

“O ideal é colocar o pote de água em um local mais escuro e sombreado e retirar essa água duas vezes por semana. Tem que ter disciplina, assim se elimina a larva do mosquito e impede o nascimento”, diz o veterinário.

A inteligência da fêmea do Aedes

Para o vice-presidente do CRBio, essa técnica não vai funcionar porque há muitos mosquitos Aedes aegypyi, e apenas alguns deles depositarão os ovos na vasilha de fácil acesso. Os outros continuarão procurando as calhas, as caixas d’água e outros locais, então o pote de água no quintal será apenas mais um meio para a proliferação. Ele considera que isso inclusive pode aumentar a proliferação do mosquito.

Além disso, destaca o biólogo, um único mosquito vive por cerca de dois meses e meio e bota centenas de ovos semanalmente. Pereira explica que a fêmea, assim que eclode do ovo, acasala.

Depois do acasalamento, ela guarda os espermatozóides do macho dentro de uma espermateca e, conforme vai ovulando, vai usando essa reserva para se fecundar e botar. Ou seja, com apenas um acasalamento, a fêmea do Aedes aegypti consegue botar milhares de ovos durante seu tempo de vida.

Pereira defende que, com a densidade alta de mosquitos que voam pelas cidades brasileiras, é impossível controlar quais que estão botando na vasilha de água. “Se tivesse uma fêmea só, poderia deixar ela botando e depois jogar a água fora, aí se teria uma mínima noção de como fazer o controle”, ressalta.

A esperteza do Aedes aegypti também surpreende: o biólogo diz que, se o mosquito não encontrar um lugar com água parada para botar, ele vai depositar os ovos em um local que deve acumular água depois de uma chuva.

Fonte: Ig Vigilante


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários