Hubble encontra lua em planeta-anão Makemake

Astrônomos do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, descobriram que Makemake, o planeta-anão “vizinho” de Plutão, possui uma lua. De acordo com anúncio realizado nesta quarta-feira (27), a descoberta pode dar informações valiosas sobre Makemake – a começar por sua massa. “A descoberta desta lua nos dá a oportunidade de estudar Makemake com muitos detalhes, o que jamais conseguiríamos se não tivéssemos conhecimento dessa companheira”, disse o astrônomo Alex Parker, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, no Colorado.

A primeira observação do satélite natural, realizada em abril de 2015, identificou que a lua se encontrava a cerca de 21.000 quilômetros de distância do planeta-anão. Orbitando em volta de Makemake, a lua foi chamada provisoriamente de S/2015 (136472) 1 e apelidada de MK 2. De acordo com os astrônomos, o achado fortalece a ideia de que a maioria dos planetas-anão possui um satélite natural e aumenta as semelhanças entre Makemake e Plutão (que possuem uma superfície de metano congelado).

Origem – O próximo passo para os pesquisadores é descobrir a forma da órbita que MK 2 realiza em volta do planeta-anão – isso vai permitir calcular a densidade do planeta e compará-la com a de Plutão. Além disso, os astrônomos explicam que a órbita irá indicar qual a origem a lua: se MK 2 possuir uma órbita circular, pode significar que ela é o resultado de uma colisão entre Makemake e outro objeto do cinturão de Kuiper; se a órbita da lua for elíptica, significaria que ela foi um objeto externo capturado pelo cinturão de Kuiper. De acordo com a equipe de pesquisadores, possivelmente isso aconteceu há vários bilhões de anos atrás, quando o Sistema Solar ainda era jovem.

Estimativas preliminares realizadas pela equipe do Hubble detectaram que é possível que MK 2 tenha uma órbita circular e complete um circuito em volta de Makemake em 12 dias ou mais. “Essa nova descoberta abre um novo capítulo para a paleontologia comparativa”, disse o líder da pesquisa, Marc Buie, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, no Colorado.

Makemake tem 1.400 quilômetros de diâmetro e é o segundo planeta-anão mais brilhante do cinturão de Kuiper, perdendo apenas para Plutão. O nome dado ao planeta-anão é uma homenagem à deusa dos Rapa Nui, um povo nativo da Ilha de Páscoa