Quem são os vilões da conta de luz no inverno? Veja 5 dicas de como economizar

Quem são os vilões da conta de luz no inverno? Veja 5 dicas de como economizar

Quem são os vilões da conta de luz no inverno? Veja 5 dicas de como economizar

Chuveiro elétrico, aquecedor de ambiente, geladeira e máquina de lavar são os vilões da conta de luz no inverno

Na posição inverno, o consumo do chuveiro por uma hora fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh), aumentando de 25% a 35% a conta de luz. Na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria, o consumo fica entre 2,10 kWh e 3,5 kWh. Entre as dicas da Aneel para economizar no consumo de energia com o chuveiro elétrico estão reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.
O tempo frio e úmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos representam entre 120 kWh e 150 kWh por mês na conta de luz, se utilizados durante uma hora por dia. Neste caso, a dica é e aproveitar ao máximo o calor do sol para a secagem das roupas e acumular uma maior quantidade de roupas para secar de uma única vez, para que o uso da secadora seja menos frequente e se consiga economizar.

Os secadores de cabelos, também mais usados no inverno, gastam entre 1 e 1,5 kWh a cada hora de uso. Se usado por cinco minutos durante todos os dias, o aumento no consumo mensal será entre 2,5 kWh a 3,75 kWh.

Os aquecedores também são grandes consumidores de energia. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que o modelo deve ser observado cuidadosamente pelo consumidor. De acordo com o Idec, o consumo desses aparelhos pode variar entre 120 kWh e 228 kWh por mês, dependendo do tipo de aquecedor.

Outra dica para economizar é, ao comprar um eletrodoméstico, dar prioridade àqueles com o selo doPrograma Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B têm maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições dos aparelhos, recomenda.

Dicas

– Chuveiro

Evite tomar banhos demorados e feche o registro ao passar sabonete ou xampu, orienta a Aneel.

– Stand by

Desligue ou tire os aparelhos eletrônicos da tomada. O modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.

– Geladeira

Existem alguns modelos projetados para consumir menos eletricidade. É preciso procurar por aparelhos com etiqueta do Inmetro e/ou selo do Procel.

– Máquina de lavar e secadora

A dica para as máquinas de lavar e secar é utilizar as capacidades máximas. Já nas secadoras a recomendação é usar apenas quando muito necessário. Secar peças no varal é sempre a opção mais econômica. O mesmo se aplica ao ferro de passar: reduza a utilização do eletrodoméstico. O ideal é usar o ferro de passar uma vez por semana

– Aquecedor

Os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica nesta estação. Durante o inverno, este tipo de aparelho pode chegar a um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos.

Fonte: Último Segundo/Brasil Econômico/O Dia


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários