O verdadeiro sentido do natal

As duas principais perguntas a serem respondidas hoje são: o que é Natal? E quem é Jesus? O mundo hoje está cheio de confusão e engano acerca da pessoa de Jesus Cristo e tudo que envolve seu nascimento. Afinal, quem Ele é? O que Ele fez? O que Ele ensinou e deixou como legado para a humanidade?

Paz

As dúvidas existem porque os pais e as Igrejas estão deixando de contar a verdadeira história do Natal para os filhos.

Com o passar dos anos, o Natal deixou de ser a festa de celebração do nascimento de Jesus para ser a festa da comida e da glutonaria, da bebida e da bebedeira, dos presentes e da exploração comercial, da verdade e dos mitos, do real e dos símbolos, dos encontros e desencontros… Nem tudo é errado, mas o foco foi infelizmente perdido!

Vamos pensar um pouco no verdadeiro sentido do Natal e procurar entender um pouco a pessoa de Jesus. Para isso, precisamos recorrer a um livro que foi escrito e se desenvolve ao redor dessa linda história, a Bíblia Sagrada.

Um simples leitor da Bíblia sabe que ela se divide em dois testamentos: velho e novo. O Antigo Testamento descreve uma nação, a nação de Israel. O Novo Testamento descreve um homem, Jesus de Nazaré. O Antigo Testamento contém mais de 300 referências acerca da vinda do Senhor Jesus ao mundo. O Novo Testamento relata o cumprimento de todas essas profecias.

A nação de Israel foi estabelecida, nutrida e sustentada para que dela saísse o homem para todo o mundo. O Antigo Testamento fornece o cenário para esse aparecimento. O Novo Testamento descreve-o.

Existem fatos e boatos que cercam o nascimento de Jesus. Vamos apenas aos fatos e deixemos de lado os boatos: Sua mãe foi acusada de proceder impuro; não havia lugar para Ele nascer; foi gerado pelo Espírito Santo e sua mãe não teve relações com José até o seu nascimento; ainda recém-nascido, tentaram matá-lo…

Estes fatos comprovam que desde o princípio existem tentativas diversas de apagar o verdadeiro sentido da principal festa do cristianismo que é a vinda do Messias. Para resgatar o eixo da reflexão vamos responder à nossa pergunta inicial: o que é Natal? Essa história já foi contada de tantas maneiras, que vou me concentrar apenas em algumas abordagens que irão afetar nosso Natal hoje.

Natal é Deus entrando na história e na família humana na forma de uma criança, nascido de mulher, na cidade de Belém. Estes dados podem não interessar muito a você, mas tem um significado profético e histórico muito importante.

Natal e Jesus significam mudança, transformação, modificação, revolução. Paulo afirma que em Cristo tudo se faz novo. (2 Coríntios 5:17). Natal é anistia, libertação, cura, evangelização. Quem não quer mudança, manda Jesus ir embora. Quem acredita e quer mudança deixa Cristo nascer no coração e na vida.

Mesmo no meio religioso estamos vendo nitidamente muita hipocrisia, o evangelho perdendo por completo o poder de transformação e os pregadores que não querem mais contar a história do natal estão apresentando outros deuses para o povo cultuar: o dinheiro, o poder e a mentira.

O nascimento de Jesus incomodou e continua incomodando, porque Ele veio para alterar os valores de uma humanidade marcada pelo egoísmo, pelas enfermidades e imoralidades. Uma sociedade que trata o dinheiro e o poder de forma diferente, como se fossem deuses, para serem adorados. Jesus pregou a verdade, denunciou a imoralidade, confrontou os políticos e religiosos. Mexeu com quem não gosta de ser incomodado e foi por isso perseguido.

Jesus é o autor de um novo modo de viver. Uma proposta de vida que Ele anuncia através do Sermão do Monte. Aonde Sua mensagem chega, surge como resultado uma nova vida, uma nova esperança e um novo propósito.

Natal significa paz, paz de espírito, contentamento de coração, perdão, felicidade, esperança, vida. Vida aqui e agora, vida abundante, vida que nunca findará. Como homem Jesus viveu a vida mais peculiarmente bela que já se conheceu. Ele ainda é e sempre será o fato mais importante da história e a força mais vital no mundo e Natal é isto.

Foi o próprio Jesus que disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá”. A forma de os anjos anunciarem o nascimento de Jesus incluía frases que faziam diferença na vida dos destinatários originais e outros. Eles firmam bem as palavras Alegria “Eis que vos trago boa nova de grande alegria”… E paz: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra aos homens a quem Ele quer bem…

Natal é luz, é vida, é salvação! Por tudo isso que você refletiu junto comigo, desejo a você e sua família um feliz Natal!

Fonte: diário da manhã(dm.com.br)


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Maria Afonso disse:

    O Verdadeiro sentido do Natal.

    Infelismente o mundo eatá se esquecendo de Deus e consequentemente do seu filho Jesus.O Natal deixou de ser a festa da simplicidade, a festa do amor e da alegria natural. Esquecemos que os primeiros a receber a noticia do nascimento de Jesus foram os pastores, homens humildes, que Jesus nasceu numa estribaria e seu bercinho foi um cocho com palhas, tudo isso para ensinar ao mundo , a simplicidade. Jesus é o filho de Deus, o rei de toda terra, mas, nasceu e viveu como uma pessoa comum porque sua missão aqui na terra era resgatar a humanidade do pecado e sua vida foi um modelo, um exemplo, uma lição de vida.Mas no dia 25 de dezembro, Ele, o Cristo fica esquecido,nunca está presente nas gandes festas pois as portas estão fechadas para Ele.Pergunte a uma criança oque é Natal? Ela com certeza vai dizer que é ´papai noel, é presentes,é festas , etc.Nos grandes jantares natalinos, se esbanja comidas caras, bebidas importadas, muito dinheiro com música, roupas, e ninguem se lembra dos irmãos que estão debaixo dos viadutos, nas favelas,nos becos, em choupanas cheias de miséria, triteza e dor.Ali papai noel não passa, ali não tem comida, ali so existe o frio, a fome, o medo, lágrimas de despero e morte.Onde estão os filhos de Deus? Onde estão o povo pelo qual Jesus deu a sua vida? Desperta, irmãos este ano vamos comemorar o Natal com o o seu verdadeiro sentido? Façamos o NATAL do AMOR partilhando com os menos favorecidos não comida e binquedos, mas principalmente,atenção, afeto, uma palavra de carinho para aqueles que às vezes gostaria apenas de um sorriso, um aperto de mão, um olhar de respeito, ou seja ser tratado como gente. ———- ” Certa vez um homem sonhou que estava passeando com Jesus. Era uma noite de frio e até nevava, quando de repente viram uma criança encolhidinha num canto bebaixo de uma marquise.O olhou assombado e ficou esparando que Jesus tomasse algama atitude, mas nada Ele continuouconversando e caminhando. O homem n~ao restiu e perguntou .Jesus, o Senhor não vai fazer nada? Jesus calmamente respondeu.—- EU JÁ FIZ, EU FIZ VOCÊ.” é isso ai.

    Maria Afonso-Mossoró RN 14 de novembro de 2010

  • beatriz azevedo disse:

    QUEM NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO NÃO FOI JESUS POIS NA BIBLIA NÃO DECLARA ISSO E EM NENHUM OUTRO LIVRO . FOI INVENSÃO DO HOMEM QUE DISSE QUE JESUS NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO MAIS NINGUEM SABE O DIA CERTO.QUEM NASCEU DIA 25 FOI HEROIDE UM HOMEM MAU COM MUITA FURIA QUE POR SUA IGNORANCIA QUANDO O SEU PAI MORREU DECIDIU SE CASAR COM A PROPRIA MAE UM DIA HEROIDE MORREU E SUA MULHER A SUA MAE POSSUIA UMA ARVORE MORTA E DISSE QUE DA NOITE PARA O DIA ELA HAVIA CRESCIDO E FALOU QUE A ARVORE ERA HEROIDE E COLOCOU O NOME DE SEMPRE VIVA TODO ANO DIA 25 DE DEZEMBRO A FAMILIA DE HEROIDE ENFEITAVA A ARVORE QUE SUA MAE FALAVA QUE ERA HEROIDE E COLOCAVAM VARIOS PRESENTES EMBAIXO DA ARVORE E NESSE DIA OS FAMILIARES DE HEROIDE TROCAVAM PRESENTES E ASSIM QUE SURGIU O NATAL ; NATAL SIGNIFICA NASCIMENTO



Últimos Comentários