Marcelo Freixo lidera disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, diz pesquisa

Marcelo Freixo lidera disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, diz pesquisa

Marcelo Freixo lidera disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, diz pesquisa

Apesar do primeiro lugar, candidato do PSOL não superou número de indecisos; Jandira Feghali iria ao segundo turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pela plataforma digital de estudos de tendência Dizgoo mostra o candidato Marcelo Freixo (PSOL) em primeiro lugar nas eleições municipais do Rio de Janeiro, com 20,82% da preferência dos cariocas.

Curiosamente, segundo o levantamento – feito apenas pela internet com 320 pessoas entre os dias 20 e 24 de junho -, os eleitores indecisos aparecem empatados com Freixo. Ou seja, 20,82% dos participantes não votariam em qualquer um dos candidatos apresentados pela pesquisa.

Já Jandira Feghali (PCdoB) aparece em terceiro lugar, com 12,97% das intenções de voto, o que a colocaria em um eventual segundo turno contra Freixo. Na última semana, ela recebeu o apoio oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu acompanhá-la na campanha às eleições – apesar de ser investigado na Lava Jato, sua popularidade ainda é alta.

Logo em seguida, os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Romário (PSB) disputam a quarta posição, ambos com 10,92%. Abaixo deles, seguem Alessandro Molon (Rede), Rodrigo Maia (DEM) e Índio da Costa (PSD). Pedro Paulo (PMDB), o candidato do atual prefeito Eduardo Paes, aparece com apenas 6,14% das intenções.

Sobre as prioridades para o novo governo, os cariocas praticamente concordaram que educação, saúde e segurança pública são as três áreas que devem ser tratadas com a mesma importância pelo novo prefeito.

Create bar charts

Olimpíada

A pesquisa também abordou a relação dos moradores do Rio de Janeiro com os Jogos Olímpicos. Para 50,9% deles, as construções levantadas para receber o evento não trarão nenhum legado positivo para a cidade.

Os jovens são os mais entusiasmados com a Olimpíada. Entre os internautas de 18 a 24 anos, 66% acham que as obras terão um impacto positivo para a cidade. O percentual diminui quando o público envelhece – apenas 36% dos entrevistados com idade de 25 a 34 anos acredita nisso também.

Já o movimento “#NãoVaiTerOlimpíadas”, semelhante aos protestos de “Não vai ter Copa”, contra a realização da Copa do Mundo de 2014, não tende a crescer na opinião dos internautas. Apenas 35,6% pensam que o movimento pode prosperar.

Brasil

Segundo pesquisa, maior parte dos internautas não acredita que Temer recupere a economia

Evaristo Sa/AFP

Segundo pesquisa, maior parte dos internautas não acredita que Temer recupere a economia

Além do recorte municipal, o Dizgoo mensurou a avaliação do governo interino de Michel Temer à frente da Presidência.

Em todos os níveis de escolaridade, idades e em ambos os sexos, há um consenso de que o peemedebista não terá condições de recuperar a economia. Nos números totais, 65,9% não creem no poder de reação do interino. A maior parte também prefere a volta de Dilma Rousseff a ver Temer assumir oficialmente o cargo – 45,2% contra 25,3%.

Já se as eleições presidenciais ocorressem em 2016, como já defendido pela própria Dilma em entrevistas, Lula seria o candidato favorito disparado, com 36,2% das intenções de voto. O segundo lugar, Ciro Gomes, vem bem atrás, com 12%. Aécio Neves conquistou apenas 4% dos internautas.

Fonte: Último Segundo/Brasil/Ig. São Paulo

 


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários