Passaporte vencido: saiba como renovar o seu

Passaporte vencido: saiba como renovar o seu

Passaporte vencido: saiba como renovar o seu

Não é preciso esperar o vencimento do seu documento para solicitar um novo; se você vai viajar, é importante ficar de olho

A nova versão do passaporte brasileiro tem duração de dez anos, mas documentos antigos – emitidos antes de 2016 – ainda são válidos apenas por cinco anos. Se você viaja muito, é importante ficar de olho na data de validade e ter em mente que não é necessário esperar o vencimento do passaporte atual para solicitar um novo.

Passaporte vencido? Antes de começar a regularizar a documentação, é importante entender que o passaporte é um documento que não pode ser renovado ou prorrogado. Isto é, depois da data de vencimento, o viajante precisa fazer uma nova emissão, ou seja, seguir praticamente o mesmo procedimento que seguiria se fosse solicitar o documento pela primeira vez na Polícia Federal.

Relembre o passo a passo para ter em mãos seu novo passaporte.

1. Solicitação

Antes mesmo de agendar a visita à Polícia Federal, é preciso solicitar o documento na opção “emissão de passaporte”, dentro do site da PF. Nesse passo, você vai emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU), documento que dá início ao processo de “renovação” do seu passaporte.

Será aberto um formulário, que deve ser cuidadosamente preenchido. É necessário informar, entre outros dados, o número do RG, do CPF e do título de eleitor – por isso, é interessante ter esses documentos em mãos na hora de preencher o formulário.

Para os homens maiores de 19 anos, também será necessário informar à Polícia Federal o número do Certificado de Dispensa de Incorporação, documento que prova o alistamento e a liberação no Exército.

Leia mais: Falha na produção obriga PF a aumentar tempo de espera por passaporte

Por fim, na última aba do formulário, você vai precisar preencher o local onde será atendido pela Polícia Federal. Basta indicar a cidade em que vive ou a mais próxima, caso seu município não tenha postos de atendimento.

. Agendamento

Antes de agendar sua visita à PF, é necessário pagar a GRU por boleto bancário – só depois de confirmado o pagamento é que o sistema de agendamento será liberado.

O tempo de espera no agendamento pode variar bastante, de acordo com a época do ano – quanto mais próximo da alta temporada, mais gente estará na fila de espera para regularizar a documentação – e com a região do país.
Para efetuar o agendamento, a PF pede que você informe CPF, data de nascimento e número de protocolo da GRU. Depois disso, será possível escolher, dentre os locais disponíveis, o de sua preferência.

O agendamento é válido para uma pessoa apenas – ou seja, duas pessoas da mesma família não poderão ser atendidas em um único horário.

3. Atendimento

No dia da visita, é importante chegar ao posto de atendimento 15 minutos antes do horário marcado e com todos os documentos necessários em mãos e, principalmente, em bom estado – documentos rasurados ou em mau estado de conservação poderão ser recusados pela Polícia Federal.

Leve o protocolo de emissão do passaporte e a GRU, além do seu passaporte anterior, que será carimbado para ser considerado cancelado. Não é necessário levar fotografia, já que o retrato é feito na hora, durante o atendimento.

4. Retirada

O passaporte leva, em média, 6 dias úteis para ficar pronto. O documento é entregue pessoalmente, mediante apresentação de documento de identificação oficial e assinatura de um recibo. Se ele não for retirado em até 90 dias, a Polícia Federal tem o direito de cancelá-lo.

Se você tiver vistos válidos não se desfaça do passaporte anterior – ele deverá ser apresentado junto com o novo passaporte quando você tentar entrar no país em questão.

Fonte: Último Segundo/Brasil/EBC Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários