Incêndio mata duas pessoas e deixa 350 famílias sem casa em favela de SP

Incêndio mata duas pessoas e deixa 350 famílias sem casa em favela de SP

Incêndio mata duas pessoas e deixa 350 famílias sem casa em favela de SP

Ocupação Douglas Rodrigues, na Vila Maria, foi tomada pelas chamas na madrugada desta segunda-feira (18); ong Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos estima que o número de barracos atingidos seja de mais de 400

Duas pessoas morreram e pelo menos 350 famílias ficaram sem casas após o incêndio que atingiu, na madrugada desta segunda-feira (18), a Ocupação Douglas Rodrigues, na Vila Maria, zona norte da capital paulista, segundo a Defesa Civil. No terreno, ocupado por cerca de 2,6 mil famílias desde 2013, havia um galpão sob o qual estava a maioria dos barracos de madeira. Neste local se concentrou o fogo.
Apesar do número oficial da Defesa Civil, a organização não-governamental Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, que acompanha a ocupação desde o início, estima que o número de barracos atingidos seja de mais de 400.

De acordo com a organização, o terreno é de uma empresa e foi abandonado desde que a companhia deixou o local. Os ocupantes teriam revitalizado a área e a transformado em área habitacional. Segundo a ong, seus advogados já conseguiram a suspensão da reintegração de posse pelo menos quatro vezes.

Doações

A ong está centralizando doações para os moradores na Rua Dom Rodó, 140, Ponte Pequena, e na própria ocupação na Rua Manguari, 250. As doações podem ser roupas, comida, água, itens de higiene pessoal, colchões, material de construção, eletrodomésticos, botijão de gás, móveis
Uma das principais reivindicações da ong é a de que o Judiciário regularize a área, já que a empresa deve mais de R$ 1 bilhão à União. Na avaliação do Centro Gaspar de Direitos Humanos, a Justiça Federal deveria julgar a ação, o que facilitaria a utilização do terreno para moradia social. Outro argumento é que, pela Nova Lei de Zoneamento de São Paulo, o terreno fica em área de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social).

A prefeitura foi procurada para informar as medidas que estão sendo tomadas para auxiliar os moradores, mas não se manifestou até o momento.
Fonte: Último Segundo/Brasil/EBC Agência Brasil


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email