Fiat Palio tem nota de segurança rebaixada em teste de colisão

Fiat Palio tem nota de segurança rebaixada em teste de colisão

Fiat Palio tem nota de segurança rebaixada em teste de colisão

Nota do Fiat Palio caiu quatro estrelas para apenas uma. Confira o vídeo do crash-test feito pelo Latin NCAP

Agora que o Latin NCAP endureceu seus testes de colisão, começaram a testar novamente alguns veículos que antes tiveram um bom resultado. O primeiro foi o Fiat Palio (ainda vendido como Novo Palio, para se diferenciar do Palio Fire), que não foi nada bem: tinha obtido quatro estrelas, agora recebeu apenas uma de cinco na proteção para adultos. Manteve a nota de três estrelas na proteção infantil.
Segundo a avaliação da entidade, o Fiat Palio apresenta boa proteção para o cabeça e o pescoço dos ocupantes da frente, mas foi considerada fraca para o peito do motorista. As pernas de ambos os ocupantes teve avaliação marginal. A carroceria se manteve estável com o impacto, sem invadir demais a cabine de modo que fosse ferir os ocupantes. Elogiaram o fato dos cintos de segurança possuírem pretensores e aviso sonoro para o motorista.
O que baixou mesmo a nota do Fiat Palio foi o resultado do teste lateral. O torso teve uma proteção fraca enquanto a região do peito foi classificada como pobre, o que explica o resultado de apenas uma estrela. O Latin NCAP criticou a ausência de airbags laterais no Novo Palio, item que será de série no Renault Kwid, mas elogiou que o carro já vem com algum reforço nas portas e painéis – sem eles, o resultado teria sido bem pior. Sem alcançar a nota mínima, decidiram não fazer o teste de colisão lateral contra poste.

Essa foi a terceira vez que o Latin NCAP testa o Fiat Palio. A primeira vez, em 2014, obteve três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Passou de novo pela avaliação da entidade em 2015, quando teve reforço estrutural e recebeu o aviso de cinto de segurança, elevando a nota para quatro e três estrelas, respectivamente. A versão sem airbag, teste em 2014, zerou o teste para proteção adulta.

Como funciona

O novo protocolo de testes do Latin NCAP, válido desde 1º de janeiro, passa a exigir crash-test lateral em todos os veículos, antes feito apenas com alguns carros. Para obter uma nota de quatro ou cinco estrelas, o automóvel deve ter uma boa média nos testes de colisão frontal, lateral, lateral contra poste e ser aprovado na avaliação do sistema de controle de estabilidade. Se zerar no impacto frontal ou lateral, é automaticamente eliminado com zero estrelas.

O teste de colisão frontal é feito a 64 km/h, colidindo 40% da frente do veículo do lado do motorista contra uma barreira deformável. A colisão lateral é feita a 50 km/h. Já o lateral contra poste arremessa o veículo contra uma coluna de 25,4 cm, a 29 km/h. Os resultados são medidos pelos sensores instalados dentro dos bonecos e por uma avaliação do quanto a estrutura do veículo deformou com o impacto.

Com o novo resultado, o Fiat Palio entra para a lista dos 10 carros menos seguros à venda no Brasil. Os critérios mais rígidos adotados pelo Latin NCAP irão afetar todo o ranking atual, caso decidam testar novamente todos os veículos. Alguns veículos de quatro ou cinco estrelas devem cair para três, pela ausência de controle de estabilidade, como Volkswagen Up! e Toyota Corolla – embora este último deva ganhar o item em breve.

Fonte: Último Segundo/Carros/Ig. São Paulo


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