Nasa lança missão para investigar de perto ‘asteroide do fim do mundo’
Descoberto em 1999, Bennu ficou conhecido pelo apelido catastrófico devido à possibilidade, remota, de que venha a se chocar com a Terra
A Nasa (agência espacial norte-americana) irá lançar no início da noite desta quinta-feira (8), horário local, o foguete com a missão que investigará de perto o Bennu, conhecido como o ‘asteroide do fim do mundo’ devido à possibilidade, ainda que remota, de vir a se chocar com a Terra no próximo século.
A nave espacial Osiris-Rex tem como missão inicial acompanhar o astro para fazer fotos e mapas e, posteriormente, coletar até dois quilos de material na superfície do astro. Seu principal objetivo é conhecer a trajetória exata do asteroide, visto que estudos apontam uma chance de 0,07% de haver um choque com a Terra por volta de 2075.
Apesar de o lançamento estar previsto para as 19h desta quinta-feira, a previsão é de que a missão só atinja em 2018 o asteroide, uma bola de carvão com aproximadamente 500 metros de diâmetro. Para efeito de comparação, a cratera Chicxulub, no México – que, acredita-se, tenha sido formada pelo objeto espacial responsável por extinguir os dinossauros 65 milhões de anos atrás –, tem 180 quilômetros de diâmetro.
A nave Osiris-Rex, que investiga o ‘asteroide do fim do mundo’, retorna à Terra somente em 2023 – e, espera-se, com boas notícias quanto ao futuro do nosso planeta.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email