Nasa lança missão para investigar de perto ‘asteroide do fim do mundo’

Nasa lança missão para investigar de perto 'asteroide do fim do mundo'

Nasa lança missão para investigar de perto ‘asteroide do fim do mundo’

Descoberto em 1999, Bennu ficou conhecido pelo apelido catastrófico devido à possibilidade, remota, de que venha a se chocar com a Terra

A Nasa (agência espacial norte-americana) irá lançar no início da noite desta quinta-feira (8), horário local, o foguete com a missão que investigará de perto o Bennu, conhecido como o ‘asteroide do fim do mundo’ devido à possibilidade, ainda que remota, de vir a se chocar com a Terra no próximo século.
A nave espacial Osiris-Rex tem como missão inicial acompanhar o astro para fazer fotos e mapas e, posteriormente, coletar até dois quilos de material na superfície do astro. Seu principal objetivo é conhecer a trajetória exata do asteroide, visto que estudos apontam uma chance de 0,07% de haver um choque com a Terra por volta de 2075.
Apesar de o lançamento estar previsto para as 19h desta quinta-feira, a previsão é de que a missão só atinja em 2018 o asteroide, uma bola de carvão com aproximadamente 500 metros de diâmetro. Para efeito de comparação, a cratera Chicxulub, no México – que, acredita-se, tenha sido formada pelo objeto espacial responsável por extinguir os dinossauros 65 milhões de anos atrás –, tem 180 quilômetros de diâmetro.
A nave Osiris-Rex, que investiga o ‘asteroide do fim do mundo’, retorna à Terra somente em 2023 – e, espera-se, com boas notícias quanto ao futuro do nosso planeta.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários