Possível primeiro-ministro de Israel diz que Hamas precisa ser destruído

Benjamin Netanyahu, apontado pelas pesquisas de opinião como o favorito para se tornar primeiro-ministro de Israel na eleição de 10 de fevereiro, disse na terça-feira que um governo sob sua liderança utilizaria “todos os meios necessários” para pôr fim ao governo do Hamas em Gaza.

Benjamin Netanyahu

Netanyahu, chefe do partido de oposição Likud (direita), fez os comentários em uma entrevista à Reuters, dizendo ter respondido a um chamado do primeiro-ministro Ehud Olmert “para ajudar os esforços de RP (relações públicas) de Israel durante a atual operação em Gaza.

“A ação exigida é algo que retire de cena este regime do Hamas”, disse Netanyahu.

Perguntado se Israel está buscando fazer isso durante a campanha militar lançada no sábado com o objetivo declarado de interromper os ataques com foguetes do Hamas, ele disse:

“Se é possível fazer isso agora é algo que não acho que podemos discutir aqui. Mas isso deve ser discutido porque, no final das contas, se não o fizermos, o Hamas vai se rearmar.”

Com relação a como pôr fim ao controle do Hamas no enclave, ele disse, sem pestanejar: “Com todos os meios necessários para fazê-lo.”

Com as operações em Gaza, disse Netanyahu, Israel quer “ter certeza que os disparos de foguetes parem, mas também que a capacidade de disparar foguetes no futuro também seja interrompida.”

Ele não quis comentar sobre quais possíveis táticas militares Israel deve usar além dos ataques aéreos, que mataram 350 palestinos, entre eles, de acordo com números da Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 62 civis.

Netanyahu disse que Israel está tentando minimizar as mortes de civis palestinos. Ele acusou o Hamas de usar civis da Faixa de Gaza como “escudos humanos” ao colocar lançadores de foguetes e armas em áreas densamente povoadas.

Netanyahu foi primeiro-ministro de 1996 a 1999. Analistas israelenses disseram que a liderança dele nas pesquisas poderia ser ameaçada pelo apoio popular à campanha em Gaza promovida pelo atual governo de coalizão, liderado pelo partido Kadima (centro).


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários