Em votação apertada, colombianos rejeitam acordo de paz com as Farc

Em votação apertada, colombianos rejeitam acordo de paz com as Farc

Em votação apertada, colombianos rejeitam acordo de paz com as Farc

Em disputa acirrada entre “sim” e “não”, os colombianos rejeitaram o acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), fruto de uma longa negociação e assinado pelo governo e pela guerrilha nesta semana

Com 99% das urnas apuradas, 50,2% dos votantes optaram pelo “não”, enquanto 49,7% escolheram o “sim” no plebiscito deste domingo.
O plebiscito trazia a pergunta “Você apoia o acordo final para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura?”.
‘Luta deve continuar sem armas’, diz ex-guerrilheira que foi perseguida pelas Farc
Bala transformada em caneta é símbolo da assinatura de acordo de paz na Colômbia
Dos 30 milhões de eleitores habilitados para votar, pouco mais de 13 milhões compareceram às urnas – isso significa que 67% dos votantes optaram por não participar do plebiscito.
O resultado é considerado surpreendente, já que as pesquisas da última semana apontavam que o “sim” ganharia o plebiscito com uma considerável vantagem.
O acordo de paz havia sido celebrado na Colômbia na última segunda-feira, quando o presidente Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Rodrigo Londoño (“Timochenko”), assinaram o documento que punha fim aos conflitos.
O documento foi assinado após quatro anos de negociações, que foram iniciadas por Santos em 2012. O acordo colocaria fim a um conflito armado que começou em 1964 e já deixou mais de 220 mil mortos.
O principal argumento dos críticos ao acordo era a ausência de punição aos culpados de crimes – tanto os integrantes das forças oficiais quanto os da Farc acabariam anistiados caso o acordo de paz fosse confirmado nas urnas, exceto para crimes como torturas, chacinas e estupros.
Não se sabe ao certo qual será o futuro do conflito após esse resultado do plebiscito. Alguns porta-vozes das Farc haviam anunciado que não estariam dispostos a uma renegociação do tratado de paz caso esse fosse rejeitado na votação.
Fonte: Último Segundo/Mundo/BBC BRASIL


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários