Freiras “fogem” de terremoto e violam clausura em monastério da Itália

Freiras "fogem" de terremoto e violam clausura em monastério da Itália

Freiras “fogem” de terremoto e violam clausura em monastério da Itália

Irmãs do convento de Santa Maria della Pace escaparam às pressas com ajuda dos bombeiros. Canal de TV flagrou o momento em que elas saíram

As freiras enclausuradas do convento de Santa Maria della Pace, que fica na cidade italiana de Norcia, tiveram de violar as regras centenárias e saíram às ruas durante os tremores do terremoto de 6,5 graus na escala Richter. As religiosas estavam em pânico e precisaram de ajuda de bombeiros neste domingo (30).
O monastério em que as freiras vivem fica no centro do município, cuja basílica, situada logo ao lado, foi destruída pelo tremor. As imagens das irmãs fugindo do local foram transmitidas ao vivo pela emissora local “SkyTG24” e logo vazaram pela internet.

No vídeo, é possível que as religiosas saíram em meio a uma nuvem de poeira que cobria a rua ao lado da basílica. Uma delas, pouco mais jovem, chegou correndo na praça, onde estava um grupo da imprensa. Depois, chegam outras irmãs, sem fôlego, inclusive a mais velha do grupo, que não consegue passar sobre as pedras e é levada pelos bombeiros até uma área segura.
O sismo que atingiu o país neste domingo foi tão intenso que foi possível sentir os tremores em todas as partes do território italiano, o que fez com que centenas de pessoas recorressem aos bombeiros, inclusive na capital, Roma.
A Basílica San Paolo, que fica na capital, sofreu danos em sua estrutura.
Ainda não existem relatos de mortos por causa dos tremores. Contudo, até o momento há relatos de dezenas de feridos, segundo informou o Chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio. A maior parte dos feridos, no entanto, não registra gravidade.
Além das irmãs, milhares de pessoas saíram em pânico para as ruas das cidades atingidas e espera-se que até 10 mil pessoas possam ficar desabrigadas por causa do tremor. A região do epicentro vem sendo constantemente atingida por tremores menores desde o dia 24 de agosto, quando um tremor de 6 graus atingiu a cidade de Amatrice. Desde então, quase 20 mil sismos foram registrados, mas a maioria tinha intensidade considerada baixa, abaixo dos 3 graus.
Danos provocados
As freiras do convento de Santa Maria della Pace têm uma presença discreta, mas muito apreciada em Norcia. A ordem foi fundada em 1385, na mesma cidade, pela beata Lucia da Valcaldara, que, aos 15 anos, decidiu se fechar na casa do pai ao lado de sete companheiras para se dedicar à vida religiosa.
+ Ressaca no Rio foi consequência de ciclone que atingiu o Sul do País
Ainda não se sabe a extensão dos danos provocados pelo terremoto no convento, cuja igreja abriga o corpo da beata Lucia. “Após o tremor, todas as irmãs fugiram, e isso é uma boa notícia. Queremos voltar ao nosso convento, mas não sabemos quando será possível”, disse uma das freiras de Santa Maria della Pace.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ansa


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários