Brasileiro derruba estátua de 300 anos ao tirar foto em museu de Lisboa
Funcionário teria tentado avisar o turista desastrado, mas brasileiro não teria ouvido; museu português passa por déficit de funcionários e vigilantes
Um desastrado turista brasileiro derrubou uma estátua barroca do século 18 ao tentar tirar foto em frente à escultura no Museu de Arte Antiga de Lisboa, em Portugal, no último domingo (6). Apesar do susto, a assessoria do local afirmou que os danos causados na obra de arte são reversíveis.
Em nota, na sua página oficial do Facebook, o museu confirmou o ocorrido e disse que a obra derrubada se trata de uma representação do anjo “São Miguel”, exposta no terceiro piso da Galeria de Escultura Portuguesa desde julho deste ano.
De acordo com o Ministério da Cultura de Portugal, um vigilante teria tentado alertar o turista brasileiro. Porém, ele não teria escutado e nem parado a tempo de fazer o estrago. Em entrevista ao jornal português “Diário de Notícias”, a assessora do Ministério, Teresa Bizarro, afirmou que uma primeira avaliação concluiu que os “danos são reversíveis”.
Apesar de haver vigilantes na sala durante o acidente, o principal museu de arte dos séculos 12 a 19 de Portugal sofre déficit de funcionários. “São apenas 30 vigilantes para as 82 salas abertas ao público”, afirma o jornal.
Em setembro, o diretor do museu, António Filipe Pimentel, alertou sobre a situação, acusando o governo português de não valorizar o patrimônio histórico. “De certeza absoluta que um destes dias há uma calamidade no museu. Só pode, porque andamos a brincar ao património”.
Entrada Franca
Segundo o jornal “Extra”, o caso ganhou visibilidade na mídia depois que um turista publicou em uma rede social a imagem da escultura quebrada. Na legenda, o autor liga o incidente ao fato de ele ter ocorrido no primeiro domingo do mês, quando a entrada do museu é gratuita. “É o preço a pagar pela gratuidade do primeiro domingo de cada mês”. Depois da polêmica, a publicação foi retirada do ar.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email