Tropas do Iraque retomam cidade histórica dominada pelo Estado Islâmico

Tropas do Iraque retomam cidade histórica dominada pelo Estado Islâmico

Tropas do Iraque retomam cidade histórica dominada pelo Estado Islâmico

Tomada pelo grupo jihadista desde março de 2015, cidade de Nimrud que teve patrimônio histórico devastado foi recuperada neste domingo (13)

O Exército do Iraque anunciou neste domingo (13) a reconquista da cidade histórica de Nimrud, antiga capital assíria que estava sob domínio do grupo jihadista Estado Islâmico.
O município fica a poucos quilômetros de Mosul, maior cidade em poder do Estado Islâmico e que é alvo de uma operação das forças iraquianas. “As tropas da Nona Divisão Couraçada libertaram completamente Nimrud e hastearam a bandeira do Iraque nos edifícios públicos”, diz uma nota do Exército.
A cidade havia sido tomada pelo grupo terrorista em março de 2015 e teve seu milenar patrimônio arqueológico devastado pelos jihadistas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu a destruição de Nimrud como “crime de guerra”.

Mosul
A perda do controle sobre Nimrud foi a segunda grande derrota dos jihadistas neste fim de semana. No sábado (12), o líder do grupo, Abu Bakr al Baghdadi, foi obrigado a fugir de Mosul devido ao avanço da operação do exército iraquiano. A operação é apoiada pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e também tem a participação de grupos curdos e milícias xiitas, vertente do Islã dominante no Iraque – o EI tem orientação sunita.
Recentemente, Baghdadi divulgou um áudio pedindo para os seguidores do Estado Islâmico serem mais “combativos” e se defenderem contra a ofensiva xiita para “tomar o poder no Iraque”. Desde 17 de outubro, as tropas do país avançam para reconquistar Mosul, maior cidade sob controle dos jihadistas.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Ansa


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários