“Calexit”: após vitória de Trump, Califórnia quer se separar dos Estados Unidos

"Calexit": após vitória de Trump, Califórnia quer se separar dos Estados Unidos

“Calexit”: após vitória de Trump, Califórnia quer se separar dos Estados Unidos

 

 

Batizado de “Calexit” em referência ao referendo britânico “Brexit”, o movimento nos Estados Unidos apresentou uma proposta ao procurador-geral do estado para debate público a ser realizado em março de 2019

Os partidários do movimento pela independência da Califórnia, batizado de “Calexit”, deram o primeiro passo para sua tentativa de secessão dos Estados Unidos ao apresentar uma proposta de um referendo a ser realizado em março de 2019 ao escritório do procurador-geral do estado americano.

O pedido para a realização do Calexit ocorre no mesmo ano em que a população do Reino Unido decidiu deixar a União Europeia, no histórico referendo Brexit. A ideia da separação da Califórnia, no entanto, surgiu em 2014. E a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais, no dia 8 de novembro deste ano, reaqueceu o sonho do grupo californiano de se tornar um país soberano e independente.
O Estado foi um dos poucos onde a democrata Hillary Clinton teve a maioria dos votos – a Califórnia se identifica historicamente com o Partido Democrata e também possui uma vasta população latina. Além da insatisfação com a escolha de Donald Trump, os partidários do “Calexit” afirmam que querem deixar os Estados Unidos já que, segundo eles, o seu Estado seria a sexta maior economia do mundo, seus cidadãos pagam mais impostos do que recebem em retorno do governo norte-americano e seus habitantes são distintos culturalmente do resto do país.

O primeiro passo dos participantes da “Yes California Independence Campaing” foi apresentar um documento intitulado “Calexit: Plebiscito para a Independência da Califórnia em 2019”. Para que o mesmo seja aprovado, no entanto, deverá receber ao menos 500 mil assinaturas, o que permitiria que aparecesse na cédula de votações das eleições estaduais de novembro de 2018.

Além disso, o documento terá validade somente se ao menos 50% dos eleitores da Califórnia votarem no referendo e mais de 55% deles responderem “sim” à pergunta “a Califórnia deve se tornar um país livre, soberano e independente?”. Se o plebiscito for aprovado e o “Calexit” receber a maioria, o grupo afirmou que solicitará a criação da “Nova República Independente da Califórnia” e a participação da nova nação na Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Último Segundo/Mundo/Ansa


Tags: ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários