“Calam-se juízes, mas não, a Justiça”, diz Cármen Lúcia sobre proposta da Câmara

"Calam-se juízes, mas não, a Justiça", diz Cármen Lúcia sobre proposta da Câmara

“Calam-se juízes, mas não, a Justiça”, diz Cármen Lúcia sobre proposta da Câmara

Em resposta à inclusão de Judiciário na Lei de Abuso de Autoridade, a presidente do STF diz que democracia “depende de poderes fortes e independentes”; Rodrigo Maia defende que houve “votação expressiva”


A aprovação pela Câmara dos Deputados da inclusão de juízes e procuradores nas medidas que consideram crime o abuso de autoridade, na madrugada desta quarta-feira (30), provocou reações contrárias de juízes e líderes políticos.
Em nota, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, lamentou a aprovação da medida contra juízes.
“A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia, reafirma seu integral respeito ao princípio da separação dos poderes. Mas não pode deixar de lamentar que, em oportunidade de avanço legislativo para a defesa da ética pública, inclua-se, em proposta legislativa de iniciativa popular, texto que pode contrariar a independência do Poder Judiciário”, diz o comunicado.
ármem Lucia ainda destacou que o estatuto constitucional da magistratura já prevê a responsabilização de juízes por seus atos e que a democracia depende de poderes fortes e independentes.
Para ela, o Judiciário “vem cumprindo seu papel” constitucional como guardião da Constituição e da democracia.
“Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça.”, vociferou a presidente do STF.

Já para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a medida não era necessária “já que tramita no Senado um projeto que discute o assunto”. No entanto, Maia avalia que não se pode questionar uma votação “expressiva”.
“Foi uma votação transparente, nominal. Cada deputado vai responder perante o eleitor em relação a seu voto”. O presidente da Câmara negou que a aprovação deste ponto seja uma retaliação ao Poder Legislativo. “A Câmara vota o que acha importante”, afirmou.
Votação Expressiva
Ao comentar o fato de que a maioria dos pontos do pacote anticorrupção previstos no relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) não foram aprovados em Plenário, Maia ainda ressaltou que tudo ocorreu seguindo um processo democrático, com cada parlamentar votando de acordo com seu entendimento.

Fonte: Último Segundo/Política/ Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários