Após Putin ordenar reforço no setor nuclear, Trump fala sobre “expansão” dos EUA
Mandatário russo falou sobre o tema nesta quinta (22) e, pouco depois, presidente eleito dos EUA também indicou que deseja investir em armas
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que o país deverá “expandir” sua capacidade nuclear nos próximos anos. O anúncio do republicano acontece no mesmo dia em que o presidente russo Vladimir Putin ordenou um “reforço” no mesmo setor em território da Rússia.
Em mensagens no Twitter, Donald Trump afirmou que “os EUA devem reforçar e expandir muito sua capacidade nuclear até que o mundo tome consciência das armas nucleares”. Nesta quinta, o presidente eleito se reuniu com membros da equipe de Inteligência e da Segurança no país.
Já o mandatário russo, que levantou o assunto de armamento nuclear nas primeiras horas desta quinta, afirmou que é urgente “reforçar a capacidade militar das forças nucleares estratégicas, sobretudo com a ajuda de sistemas de mísseis capazes de atravessar sistemas de defesa antimísseis existentes ou futuros”. Ele fez a declaração logo depois de realizar uma reunião com militares do país.
Segundo a ONG “Arms Control Association”, atualmente, os norte-americanos possuem 7,1 mil armas nucleares contra 7,3 mil dos russos. As declarações evidenciam a constante tensão entre os dois governos, uma marca durante a gestão de Barack Obama, e apontam para um 2017 ainda mais conflituoso entre duas das mais poderosas nações do mundo.
“Amizade” entre mandatários
O clima entre os dois países parece esquentar, especialmente por causa de tensões envolvendo pautas importantes, como a guerra na Síria. As relações políticas entre os dois maiores adversários mundiais na História não parecem “apaziguar”, ao contrário do que foi especulado durante a corrida eleitoral dos Estados Unidos e a potencial vitória do candidato republicano.
No período eleitoral, houve bastante expectativa acerca da possibilidade de uma aproximação entre os dois países, já que Vladimir Putin e Donald Trump chegaram a trocar elogios – e o presidente da Rússia, inclusive, chegou a enviar seu apoio de maneira pública.
LEIA MAIS: Putin aparece inconsolável em velório do embaixador russo morto na Turquia
Além disso, na ocasião do anúncio da vitória do candidato republicano, Putin comentou que, finalmente, “as relações entre o seu país e os EUA poderiam sair da crise”. O mandatário russo enviou um telegrama de parabenização a Donald Trump, o 45º presidente eleito do país norte-americano.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email