Assassinato de 33 presos em Roraima é destaque na imprensa internacional

Assassinato de 33 presos em Roraima é destaque na imprensa internacional

Assassinato de 33 presos em Roraima é destaque na imprensa internacional

Jornais estrangeiros afirmam que as autoridades brasileiras temem um acirramento na guerra entre quadrilhas de drogas pelo controle do comércio

A imprensa internacional destaca nesta sexta-feira (6) o segundo motim ocorrido em uma semana em estados da Amazônia brasileira. O jornal “The New York Times” informou que pelos menos 33 prisioneiros foram mortos nesta sexta em Roraima, apenas alguns dias depois de pelo menos 56 pessoas terem sido assassinadas em uma prisão de Manaus. O jornal afirma que as autoridades brasileiras temem um acirramento na guerra entre quadrilhas de drogas pelo controle do comércio de cocaína no Brasil.
A emissora de televisão “CNN” também está destacando em sua programação notícias sobre os assassinatos em prisões brasileiras. A rede americana ainda informou que o tumulto ocorreu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, e que os distúrbios na prisão começaram na madrugada desta sexta. Policiais militares entraram na prisão para tentar controlar a situação.
As redes de televisão “CBS News”, “ABC News” e “Sky News” também deram ampla cobertura aos acontecimentos em Roraima. Segundo a ABC News, “o aparente derramamento de sangue ocorre apenas alguns dias depois de rebeliões em outras duas prisões terem deixado 60 mortos no estado vizinho do Amazonas”.
A emissora informa que, de acordo com autoridades brasileiras, a gangue local Família do Norte luta contra o Primeiro Comando de São Paulo (PCC), a maior organização criminosa do Brasil, pelo controle de prisões e rotas de drogas no norte do Brasil.
A agência de notícias “Deustche Welle” (DW), da Alemanha, informa que a violência ocorrida na prisão Monte Cristo não pareceu fazer parte de um tumulto total, mas foi um ataque rápido de um grupo de prisioneiros contra outro. Em seu site, a DW afirma que “a maior parte dos assassinatos foi realizada com facas, já que não foi encontrada nenhuma arma de fogo na prisão”.
Já a emissora “BBC”, do Reino Unido, fez uma entrevista com o secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Uziel Castro, sobre a violência na madrugada desta sexta-feira. O secretário culpou gangues pelos assassinatos na prisão, acrescentando que alguns corpos foram encontrados decapitados.
O jornal britânico “Daily Mail” também destaca declaração de Uziel de Castro. Segundo ele, duas gangues foram envolvidas nos confrontos violentos durante a noite. Ele disse que a violência começou com o ataque feito pelo Primeiro Comando da Capital, que é orientado pela chefia da quadrilha em São Paulo.
Por fim, a emissora de televisão “WSMV-TV”, localizada em Nashville, estado norte-americano do Tennessee, informa que a violência ocorrida em Roraima faz parte de uma guerra entre gangues visando controlar as rotas de drogas, situadas na fronteira do Brasil com a Colômbia, Venezuela, Peru e Guianas.
Fonte: Último Segundo/Brasil/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários