Dois atentados suicidas deixam ao menos 19 mortos em Bagdá

Dois atentados suicidas deixam ao menos 19 mortos em Bagdá

Dois atentados suicidas deixam ao menos 19 mortos em Bagdá

Horas depois da explosão de um carro-bomba na capital, um suicida detonou um colete com explosivos em frente a um mercado do bairro de Al Baladiat

Ao menos 19 pessoas foram mortas neste domingo (8) em dois atentados suicidas em Bagdá, no Iraque. Os ataques também deixaram 54 feridos.

O primeiro dos atentados, que deixou 12 mortos, foi causado por um carro-bomba detonado na entrada do principal mercado de frutas e legumes da capital iraquiana, no bairro Cidade de Sadr, afirmaram as fontes. O grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque por meio de um comunicado postado na internet, que também indicou que o suicida era um iraquiano.
“Um soldado de guarda na entrada do mercado de Jamila, localizado perto de Sadr City, abriu fogo contra um carro suspeito depois de ser alertado, mas o suicida detonou o veículo”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Saad Maan.
O atentado também feriu mais 39 pessoas, de acordo com relatório inicial fornecido à AFP por fontes hospitalares e um coronel da polícia. O soldado de guarda ficou ferido.

Já o segundo ataque, feito algumas horas depois, deixou mais sete mortos e 15 feridos. Na ação, suicida detonou um colete com explosivos em um mercado do bairro de Al Baladiat, localizado no leste de Bagdá
Após período de relativa calma, a capital iraquiana enfrenta uma onda de ataques desde o lançamento, em 17 de outubro, da ofensiva para recuperar Mossul, a segunda maior cidade e reduto dos extremistas do Estado Islâmico.
O último grande ataque havia ocorrido em 2 de janeiro, em um bairro xiita da capital, no dia em que o presidente francês François Hollande fazia uma visita a Bagdá. Ele deixou 32 mortos e foi reivindicado também pelo Estado Islâmico, que considera os xiitas, maioria no Iraque, como “hereges”.
No bairro Cidade de Sadr, local do primeiro atentato deste domingo, onde a maioria da população também é xiita, pode ser encontrado um grupo significativo de seguidores do clérigo xiita Moqtada al Sadr. Este líder é conhecido como um opositor do governo do Iraque.

Responsável por ao menos dois dois dos atentados no Iraque esta semana, o grupo Estado Islâmico perdeu grande parte do território que havia conquistado em 2014 e defende sua fortaleza de Mossul, no Norte do Iraque.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários