Onze frases de Stephen Hawking para celebrar o aniversário do gênio da física

Onze frases de Stephen Hawking para celebrar o aniversário do gênio da física

Onze frases de Stephen Hawking para celebrar o aniversário do gênio da física

Contrariando as expectativas da medicina, o cosmólogo e maior físico teórico do nosso tempo completou 75 anos no dia 8 de janeiro. E continua a surpreender o mundo com sua mente brilhante

Gosto de olhar para o céu noturno, para as estrelas, desde pequeno. Ainda garoto, na década de 1980, comecei a me interessar pelas palavras e imagens que o astrônomo Carl Sagan apresentava num programa de TV chamado “Cosmos”. Anos depois, um novo cientista entrou no meu radar nerd-pop- roqueiro-cinéfilo. Seu nome era Stephen Hawking. E seu livro mais famoso, “Uma Breve História do Tempo” (publicado em 1988), acabara de alçá-lo ao posto de “novo Albert Einstein”.

Desde então, este escriba (e mais uma legião de admiradores espalhados pelo mundo) segue acompanhando a carreira do cosmólogo e físico teórico ao mesmo tempo em que fica fascinado com sua tenacidade. Stephen Hawking foi diagnosticado há mais de 50 anos como portador de esclerose múltipla amiotrófica (ELA), mal que provoca a perda gradual de força e coordenação muscular.
Quem viu a ótima cinebiografia “A Teoria de Tudo”, de 2015, deve lembrar da cena em que o médico dá a Hawking apenas mais alguns anos de vida – no máximo, uma década. Mas, contrariando todas as expectativas da medicina tradicional, o cientista manteve seu cérebro tinindo. Na verdade, o britânico tornou-se a mais célebre prova viva de que a ELA ataca o corpo humano de forma devastadora, mas mantém o cérebro intocado.

Mesmo depois de perder a fala, em 1985, Hawking passou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz. E seguiu sua vida ativamente. Casou, separou, publicou dezenas de livros científicos e infantis, virou ícone da cultura pop e colecionou um sem-número de prêmios.
Para celebrar os 75 anos de uma vida fantástica, comemorados no domingo, 8 de janeiro, compilamos aqui 11 citações brilhantes de Stephen Hawking. Inspire-se.

Leia as frases
“Olhe para as estrelas, e não para os seus pés. Tente compreender o que você vê, e divague sobre o que faz o Universo existir. Seja curioso.”
“Meu conselho para pessoas com deficiência é: concentre-se nas coisas que sua doença não o impede de fazer bem, e não se ressinta pelas coisas que ela atrapalha. Não seja também um deficiente de espírito.”
“Pessoas que aumentam o próprio QI são perdedoras.”
“Creio que a vida alienígena é comum no Universo, mas o mesmo não se dá com a vida inteligente. Há quem diga que a última ainda deva aparecer no Planeta Terra…”
“Se eu tivesse de ser um super-herói, escolheria o Super-Homem. Ele é tudo aquilo que eu não sou.”
“Mesmo que cheguemos à conclusão que a viagem no tempo é impossível, é importante entendermos o porquê de ela ser impossível.”
“A agressividade, maior vício da humanidade, vai destruir a nossa civilização.”
“O lado ruim de ser uma celebridade é que eu não consigo ir a lugar algum sem ser reconhecido. Para mim, não basta usar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas me entrega.”
“Creio que temos uma boa chance de sobreviver tempo suficiente para colonizar o Sistema Solar.”
“Ainda sou uma criança que nunca cresceu. Continuo a fazer as perguntas usando ‘como’ e ‘por que’. Vez ou outra, encontro uma resposta.”
“Manter a mente ativa foi vital para a minha sobrevivência, assim como manter o senso de humor.”
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email