Caixa-preta do avião onde estava o ministro Teori Zavascki é encontrada pela FAB

Caixa-preta do avião onde estava o ministro Teori Zavascki é encontrada pela FAB

Caixa-preta do avião onde estava o ministro Teori Zavascki é encontrada pela FAB

Anteriormente, foi considerada a hipótese de que não havia gravador no avião, já que a Anac informou que modelo não é obrigado a ter o aparelho

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na tarde desta sexta-feira (20) que foi encontrada a caixa preta do avião onde estava o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Ele e outras quatro pessoas morreram após a aeronave cair nesta quinta-feira (19) em Paraty , no Rio de Janeiro.
Anteriormente, foi considerada a hipótese de que não havia caixa-preta no avião, já que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que uma aeronave como a do acidente, de modelo Beechcraft C90GT King Air, não é obrigada a ter o aparelho. De acordo com a FAB, o gravador de voz será encaminhado para leitura no Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.

A FAB informou também que os destroços da aeronave serão conduzidos para análise no Rio de Janeiro. “A investigação prosseguirá com a fase de análise dos dados e levará em conta diversos fatores contribuintes, sejam materiais (sistemas da aeronave e projeto, por exemplo), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais (rota, meteorologia, etc)”, completa a nota.
Investigação
A FAB, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis já abriram inquéritos para investigar as causas do acidente aéreo. O MPF solicitou à Anac e ao Comando da Aeronáutica as gravações das conversas entre a torre de controle e o piloto do avião que caiu no litoral sul do Rio de Janeiro.
A procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, designada como responsável pela investigação em Angra dos Reis, solicitou também documentos relativos à manutenção da aeronave.
Além do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mais quatro pessoas pessoas estavam no avião: o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras , amigo de Teori; o piloto, Osmar Rodrigues, e duas mulheres, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk e a mãe dela, Maria Hilda Panas . Ninguém resistiu ao acidente.
A caixa-preta encontrada nesta sexta-feira pela Força Aérea Brasileira pode indicar o que levou o avião a cair.

Fonte: Último Segundo/Brasil/Ig. São paulo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários