Dono de avião que caiu com Teori era sócio de André Esteves, do BTG Pactual

Dono de avião que caiu com Teori era sócio de André Esteves, do BTG Pactual

Dono de avião que caiu com Teori era sócio de André Esteves, do BTG Pactual

Ministro do Supremo que morreu no acidente aéreo havia revogado a prisão domiciliar do banqueiro no ano passado; queda da aeronave matou outros 4


Dono do avião que caiu na última quinta-feira (19) com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras – dono do grupo hoteleiro Emiliano – era sócio do banco BTG Pactual em um empreendimento imobiliário.  A instituição financeira era presidida até o fim de 2015 pelo banqueiro André Esteves, que já foi preso em ação da Operação Lava Jato e teve a prisão revogada justamente por Teori.

Amigo de Teori , Figueiras era sócio de Carlos Daniel Rizzo da Fonseca na empresa Forte Mar Empreendimentos e Participações S.A, que, de acordo com o jornal “O Globo”, é proprietária do prédio ocupado pelo Hotel Emiliano na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. De acordo com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), Fonseca integra o quadro societário do BTG Pactual.

A Forte Mar Empreendimentos e Participações possui capital de R$ 116,7 milhões, informa a Jucesp. Ainda de acordo com o “Globo”, Filgueiras tinha participação de 10% no quadro societário da empresa.

Em abril do ano passado, o STF revogou a prisão domiciliar de André Esteves, que cumpria a medida cautelar desde dezembro de 2015. Com a decisão – que foi tomada justamente por Teori Zavascki, que era o relator da Lava Jato no Supremo –, o banqueiro voltou a ter autorização para trabalhar no banco.
A amizade entre o ministro e o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras tem outro ponto que levanta suspeita: ele era dono da J. Filgueiras Empreendimentos e Negócios Ltda. De acordo com a Revista Fórum, a empresa pretendia construir um complexo hoteleiro na Fazenda Itatinga, em Paraty, mas teve a licença prévia indeferida pela secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro em outubro de 2016. A revista informa que o empresário era réu no Supremo, sob acusação de crime ambiental, em razão de construções irregulares na Ilha das Almas, onde fica a fazenda. É de se esperar que um ministro do STF não se relacione com empresários que possuem dívidas com o Judiciário.
Em 2009 o procurador da República Fernando Amorim Lavieri já havia investigado possíveis danos ambientais na região da fazenda, localizada em área de manguezal. A fazenda fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, de preservação federal.
Acidente
Filgueiras e o ministro do STF morreram no voo que partiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, no Rio de Janeiro. Outras três pessoas estavam no avião e também não resistiram: a massoterapeuta Maíra Lidiane Panas Helatczuk, 23 anos; a professora Maria Hilda Panas Helatczuk, 55, mãe de Maíra; e o piloto da aeronave, Osmar Rodrigues.

O avião que transportava Teori era um Beechcraft King Air C90GT, registrado com o prefixo PR-SOM. O equipamento estava registrado na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em nome da empresa Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras e foi adquirido pelo grupo em outubro de 2015. A aeronave, um turbo-hélice com capacidade para transportar sete pessoas, tinha Certificado de Aeronavegabilidade válido até abril de 2022. A data de validade da IAM (Inspeção Anual de Manutenção) seria em abril deste ano.

Fonte: Último Segundo/Brasil/Ig. São Paulo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários