Senador Aloysio Nunes irá substituir Serra no comando do Itamaraty

Senador Aloysio Nunes irá substituir Serra no comando do Itamaraty

Senador Aloysio Nunes irá substituir Serra no comando do Itamaraty

Tucano deverá tomar posse na semana que vem como ministro das Relações Exteriores; afastamento do parlamentar abrirá vaga ao PMDB no Senado


O presidente Michel Temer (PMDB) escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para o cargo de ministro das Relações Exteriores. Líder do governo no Senado, ele irá assumir o Palácio do Itamaraty no lugar do tucano José Serra, que deixou a pasta no fim do mês passado alegando problemas de saúde.

A informação sobre a escolha de Aloysio Nunes para o Itamaraty foi confirmada pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. Segundo ele, o tucano é um homem público com “larga experiência política” no Executivo e no Legislativo e possui uma “longa trajetória” em defesa das causas da diplomacia brasileira e da agenda internacional do Brasil. A posse deverá ocorrer na próxima terça-feira (7).
Com o afastamento de Aloysio Nunes no Senado, o PMDB deverá ocupar mais uma cadeira na casa, já que o primeiro suplente do tucano é o peemedebista Airton Sandoval. A chapa encabeçada pelo tucano foi eleita em 2010 com quase 11,2 milhões de votos. Na ocasião, a então petista Marta Suplicy (hoje no PMDB) também foi eleita, tendo sido escolhida por pouco mais de 8,3 milhões de eleitores.

Aloysio Nunes foi vice-governador de São Paulo entre 1991 e 1994, durante o mandato de Luiz Antônio Fleury Filho e ocupou diversos cargos no governo paulista, incluindo o de secretário da Casa Civil de Geraldo Alckmin (PSDB). Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e da Justiça na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Saída de José Serra
O pedido de demissão de José Serra foi entregue ao presidente Temer no dia 22 de fevereiro . Na carta o chefe do Executivo, diz que faz a solicitação “com tristeza”, mas diz que os problemas de saúde o “impedem de manter o ritmo de viagens internacionais inerentes à função de Chanceler”. “Isto sem mencionar as dificuldades para o trabalho do dia a dia. Segundo os médicos, o tempo para restabelecimento adequado é de pelo menos quatro meses.”
Serra afirmou que “foi motivo de orgulho” integrar a equipe ministerial. Ele foi nomeado para chefiar o Palácio do Itamaraty em maio do ano passado, quando Temer assumiu a Presidência da República, ainda de maneira interina.

Fonte: Último Segundo/Política/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários