Trump pede investigação sobre suposto grampo telefônico ordenado por Obama

Trump pede investigação sobre suposto grampo telefônico ordenado por Obama

Trump pede investigação sobre suposto grampo telefônico ordenado por Obama

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Trump fez pedido da investigação neste domingo, um dia depois de acusar Obama sem provas


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu para que o Congresso investigue se houve grampo em suas conversas telefônicas durante o período de campanha eleitoral, no final do ano passado. Segundo o republicano acusou neste sábado (4), as escutas teriam sido realizadas com autorização de seu antecessor, o democrata Barack Obama.
De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, Trump fez o pedido da investigação neste domingo (5), um dia depois de acusar Obama, via Twitter, pela espionagem no período eleitoral.
Nas mensagens acusatórias feitas em seu perfil da rede social, o presidente comparou a suposta espionagem no ano passado com o caso “Watergate”, de 1972, quando cinco homens ligados ao Partido Republicano foram flagrados copiando documentos e instalando escutas telefônicas na sede do comitê nacional do Partido Democrata (partido do ex-presidente).
Sem apresentar provas, o mandatário norte-americano ainda classificou seu antecessor como “garoto mau” e “doente”, já que teria ordenado que os telefones da “Trump Tower” fossem grampeados.

O democrata negou as denúncias em nota divulgada na tarde deste sábado. O porta-voz de Obama, Kevin Lewis, garantiu que nem o ex-presidente ou qualquer outro funcionário da Casa Branca durante sua gestão tenham realizado escutas contra cidadãos norte-americanos.
“Uma regra fundamental da administração Obama foi que nenhum funcionário jamais interferisse com qualquer investigação independente conduzida pelo Departamento de Justiça. Como parte dessa prática, nem o presidente Obama, nem qualquer outro funcionário da Casa Branca jamais ordenou a vigilância de qualquer cidadão dos EUA. Qualquer sugestão em contrário é simplesmente falsa”, afirmou Lewis.
Outra acusação do presidente
Na última terça-feira (28), o presidente norte-americano afirmou, em entrevista exclusiva à rede de TV “Fox News”, que acredita que o Barack Obama e seus assessores de confiança estejam por trás dos protestos e vazamentos de informações que têm “atormentado sua administração”. Além disso, ele diz que não espera que isso termine tão logo, afirmando se “tratar de manobras políticas”.
Leia também: Demissão de ex-conselheiro de Trump mostra guerra de informações dos EUA
Em seu segundo mandato, o democrata ficou marcado pelas denúncias de espionagem contra a Agência de Segurança Nacional (NSA), que monitorou as comunicações de líderes do mundo todo, como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a então presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários